O que acontece se não tratar plagiocefalia?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A incidência da plagiocefalia e das deformações cranianas é bastante frequente. Se uma plagiocefalia suave não for tratada correctamente, a gravidade pode agravar-se e, numa questão de dias, tornar-se uma plagiocefalia grave.

Em geral, a plagiocefalia pode ser corrigida até 22 meses. Estima-se que o tratamento da plagiocefalia seja eficaz entre 4 e 22 meses e a duração do tratamento pode variar entre 5 e 6 meses, dependendo do caso e da criança individual. No entanto, o crescimento do crânio é grandemente reduzido após 18 meses de idade.

Quais as consequências de uma assimetria craniana posicional não tratada? Além das óbvias consequências estéticas, como “cabeça torta”, desalinhamento das orelhas, assimetrias na face, etc., alguns estudos mostram que crianças com severas assimetrias podem ter algumas alterações funcionais.

O exame realizado geralmente é a tomografia computadorizada com reconstrução em três dimensões. Nele é possível identificar a fusão precoce das suturas, o formato e proporções do crânio e outras alterações que podem estar associadas.

Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.

Nos casos em que o médico recomenda a terapia com capacete de órtese craniana, o alto custo do tratamento ser um problema. Isso porque os valores para esse procedimento ficam em torno de R$12 mil a R$14 mil.

é um achatamento que acontece na parte posterior da cabeça da criança quando há um vício de apoio ou ainda durante a gestação.

A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.

Como pode ajudar a Fisioterapia no tratamento da plagiocefalia? A fisioterapia pediátrica foca-se na melhoria da qualidade de vida das crianças, estimulando o seu crescimento e desenvolvimento a brincar. Brincar é a melhor forma de facilitar e integrar o movimento ao longo do desenvolvimento do bebé.

Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar. Este intervalo pode variar, mas até completar dois anos de idade o bebê já terá a sua cabecinha dura, com a formação do crânio completa.

Diagnóstico. É muito importante que o diagnóstico seja sempre feito com a ajuda de um neurocirurgião pediátrico especialista em assimetria craniana, que geralmente é indicado pelo próprio médico pediatra da criança.

O que é A plagiocefalia posicional é a má formação que ocorre durante o crescimento do crânio de um bebê. Isso se deve, sobretudo, ao fato do apoio excessivo de uma parte específica da cabeça, ainda na fase de desenvolvimento craniano. Inclusive, a assimetria pode ocorrer antes mesmo de a criança nascer.

Problema afeta recém-nascidos e pode ser provocado por malformações congênitas, síndromes ou pela posição com que a cabeça do bebê é colocada. A plagiocefalia é uma deformidade craniana que acomete os recém-nascidos e que pode ter relação com a posição em que a cabeça dos bebês fica com mais frequência.

Coloque o bebê de barriga para baixo por alguns períodos quando estiver acordado e sob supervisão. É o que os médicos chamam de “Tummy Time”, ou “tempo de bruços”. Nessa posição, o bebê fica livre do apoio na parte de trás da cabeça, ao mesmo tempo em que desenvolve a musculatura da nuca e do ombro.

A assimetria craniana pode gerar prejuízos relacionados à torção da estrutura crânio facial: O deslocamento da articulação temporomandibular (ATM) pode causar diferença de posição da arcada dentária inferior afetando a mordida e provocando dor na ATM.

– fisioterapia para assimetrias cranianas; -usamos técnicas educacionais nos casos de reposicionamento (como os pais irão carregar, brincar, colocar o bebezinho para dormir, etc);

O processo cirúrgico da cranioestenose sindrômica pode levar de 2 a 6 horas, dependendo do caso, e utiliza a técnica clássica de osteotomia, que é a realização de cortes nos ossos da região que permitem remodelar o crânio da criança.

O Travesseiro é projetado para impedir a Plagiocefalia Posicional ("SÍNDROME de CABEÇA CHATA")Cerca de 20% dos bebês sob 6 meses são afetados por uma cabeça plana ou desequilibrada.

Como prevenir a plagiocefalia no berço?

  1. Colocar o bebé numa extremidade diferente do berço cada vez que o deitar. ...
  2. Colocar um brinquedo colorido ou um espelho preso às grades do berço de modo a incentivar a criança a olhar para a direção desejada.
  3. Limitar a quantidade de tempo que a criança passa em assentos infantis.

O sintoma mais evidente da Braquicefalia é o achatamento antero-posterior do crânio (cabeça achatada na frente e atrás). Vista de frente, a cabeça tem aparência mais larga, com proeminência lateral em ambos os lados.