O que acontece se tomar chá de boldo na gravidez?

Perguntado por: rmello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O chá de boldo é bastante consumido para aliviar problemas gástricos, mas precisa ser evitado pelas gestantes. Acontece que ele possui uma substância tóxica chamada de Ascaridol que é abortiva.

Estou grávida, quero interromper a gravidez. O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente.

Modo de preparo:

  1. Misturar 1 colher de chá de folhas (ou um sachê) secas picadinhas de boldo em entre 150 ml e 200 ml de água fervente;
  2. Desligar o fogo e deixar descansar por 10 minutos;
  3. Coar e beber morno ou gelado até duas vezes ao dia, especialmente antes e depois das principais refeições.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Além disso, é importante conhecer alguns dos principais medicamentos não recomendados para as gestantes, entre eles:

  • enalapril;
  • penicilina.
  • tetraciclina;
  • minociclina;
  • atorvastatina;
  • ribavirina;
  • finasterida;
  • talidomida.

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual. Na hora de prepará-lo, adicione folhas de boldo em uma chaleira, complete-a com água e aguarde o ponto de fervura.

Ele pode melhorar a digestão, aliviar dores de estômago e impulsionar o sistema imunológico. O chá é também um diurético, o que significa que ajuda a reduzir o inchaço ao aumentar a produção de urina. Além disso, o chá pode ajudar a tratar infecções respiratórias e aliviar os sintomas do frio.

Além disso, o boldo é contraindicado em alguns casos específicos como grávidas, lactantes, crianças até 6 anos, pessoas que sofrem com doença do fígado diagnosticada ou com problemas nos rins, e indivíduos que fazem o uso constante de alguns medicamentos, como anticoagulantes.

A falta de serviços de planejamento familiar e de informação sobre a possibilidade de engravidar estão entre as principais causas da gravidez indesejada.

Não há um tempo exato da "viabilidade" fetal (a habilidade de sobreviver fora do útero), mas um feto que tem ao menos 24 semanas pode ser "viável" (sobreviver) se for dado cuidado intensivo após o parto.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Gestantes não devem usar chá de carqueja pois pode causar contrações uterinas e aborto.

Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: Queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.

O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Mulheres grávidas que tomam ibuprofeno nas primeiras 24 semanas de gestação correm risco de prejudicar a fertilidade de bebês do sexo feminino, foi o que revelou estudo publicado no Human Reproduction.