O que acontece se tomar paracetamol e ibuprofeno juntos?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Podemos misturar? Em algumas ocasiões, como gripe ou outros casos, pode ser recomendável tomar os dois medicamentos. Você deve tomar uma dose de ibuprofeno e combinar a cada 8 horas (ou até 6 horas) com um paracetamol. Essa combinação não tem efeitos colaterais e não neutraliza os efeitos da outra.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Efeitos colaterais
Duas complicações graves do ibuprofeno são a úlcera péptica e a insuficiência renal, que podem surgir com o uso prolongado de qualquer AINE. Pacientes que fazem uso crônico de ibuprofeno também apresentam maior risco de complicações cardiovasculares.

Anti-inflamatórios + paracetamol
Os dois remédios juntos podem gerar problemas renais, levando a quadros hepáticos.

Pode-se tomar ibuprofeno e paracetamol (Para inflamação e dor) ? pode tomar os 2 juntos ou precisa fazer um intervalo ? As medicações citadas não possuem contra-indicação para serem tomadas ao mesmo tempo.

CONCLUSÕES: Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta.

Quanto tempo leva para fazer efeito
Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

A Anvisa esclarece que não há evidências científicas conclusivas sobre o agravamento da infecção pelo novo coronavírus devido ao uso de ibuprofeno ou cetoprofeno. São necessários estudos epidemiológicos que forneçam dados mais robustos referentes aos efeitos dos anti-inflamatórios na infecção por Covid-19.

O paracetamol e o ibuprofeno podem ser usados durante o mesmo tratamento, de maneira intercalada, devendo-se esperar cerca de 6 a 8 horas entre o uso dos medicamentos. Ou seja, se o paracetamol for usado, deve-se esperar 6 a 8 horas para tomar o ibuprofeno.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta. No entanto, é necessária a prescrição feita por um profissional, pois a automedicação nunca é indicada, ainda mais por se tratar de uma possível enfermidade nova. No momento, é necessário evitar idas aos hospitais.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Ibuprofeno
Os sintomas da superdose incluem náusea, vômito, dor abdominal, letargia e sonolência. A substância em excesso pode causar sangramento gastrointestinal grave, úlceras e morte.

Sono é um dos efeitos colaterais de alguns analgésicos
Alguns princípios ativos atuam no sistema nervoso central e diminuem os reflexos, causando sonolência”, afirma o neurologista Shigueo Yonekura.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...