O que aconteceria se a Lua não tivesse luz?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O desaparecimento da Lua afetaria também a vida na Terra. O efeito mais imediato seria o desaparecimento da própria luz solar refletida pela Lua, que alteraria os ritmos biológicos de muitas espécies animais e vegetais que se adaptaram e evoluíram sob a presença cíclica da luz lunar.

A primeira resposta óbvia é a ausência de atmosfera lunar. A gravidade lá é muito menor que a nossa: a aceleração na superfície é de um sexto dos 9.8 m/seg² da Terra. Da mesma forma, o campo magnético da Lua é apenas um centésimo do nosso, não existindo o geodínamo protetor entre seus polos.

Se a Lua fosse explodida, as forças necessárias mandariam pedaços dela voando em altas velocidades. Pedaços maiores formariam crateras em nosso planeta, enquanto os menores queimariam a atmosfera.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Graças a incentivos do governo americano e a parcerias com o setor privado, a NASA planeja retornar à Lua no ano de 2024, com o objetivo de não apenas visitá-la, mas sim de iniciar um processo de colonização lunar a longo prazo para ela se tornar o ponto de partida para as viagens até Marte.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

4,603 × 10^9 anos

É possível que a vida tenha começado em algum lugar diferente da Terra”. Uma possibilidade ainda mais empolgante é o exemplo de uma segunda gênese caso a biologia de Marte não se relacionar conosco, e trouxer a hipótese de uma origem independente da vida.

A Lua não possui uma atmosfera ou um campo magnético para nos proteger do Sol, meteoros ou raios cósmicos, então não podemos viver na superfície.

Ele nada mais é do que o lado da Lua que nós não conseguimos avistar aqui da Terra. Sim, é exatamente isso: nós só enxergamos um lado da Lua, o outro está oculto.

Para surpresa de alguns, a Lua está constantemente caindo em direção à Terra. Mas, seu movimento orbital é o responsável por ela não encostar no nosso planeta, assim como a força gravitacional, por não deixá-la escapar para o espaço.

“É a genética que determina quem possui ou não o transtorno. O ambiente não serve para formá-lo, mas contribui para tornar visíveis as dificuldades de crianças e adultos em se adequarem ao mundo”, explica o médico Ênio Roberto de Andrade, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Assim como o Mestre Kame, Piccolo destruiu a lua com um raio de energia para deter o furioso Grande Macaco Gohan. No entanto, ao contrário de DB, DBZ nunca teve cenas ou diálogos indicando explicitamente que a lua foi trazida de volta.

Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber. Recentemente foi descoberto gelo no fundo de uma cratera muito profunda na Lua. Os cientistas acham que o gelo deve ter restos de um cometa que colidiu com a Lua. A Lua gira ao redor da Terra numa órbita oval.