O que aconteceu com Jacó depois que lutou com o Anjo?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Gênesis 32. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão” (Gn 32:9-11). De repente, no meio da noite, Jacó, o enganador, se põe a lutar com Deus e prevaleceu (Gn 32:22-31). Foi uma noite de luta e confissão. Naquela noite Deus mudou o nome de Jacó para Israel, agora campeão com Deus.

O patriarca também abençoou seus próprios filhos, formando as doze tribos de Israel (Gênesis 49:1-33). Jacó faleceu e foi enterrado em Macpela, perto de Hebrom, no tumulo da família juntamente com Abraão, Sara, Isaque, Rebeca e Lia.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Deus abençoou Jacó mais uma vez e lhe disse para ir para o Egito sem medo (Gênesis 46:2-4). Jacó foi e viveu o resto de seus dias em paz, com sua família. Como prometido, Deus abençoou os descendentes de Jacó, que se tornaram a nação de Israel.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

A Bíblia fala de duas pessoas que foram arrebatadas: Enoque e Elias. Esses dois homens de Deus nunca conheceram a morte, pois foram arrebatados vivos. O primeiro viveu num período muito remoto da história da humanidade, enquanto o segundo viveu na época da monarquia em Israel.

Os anjos ordenam que Ló e sua família deixem a cidade sem olhar para trás. Durante a fuga, Ayla olha para trás e vira estátua de sal.

Vimos no capítulo de Gênesis da última segunda (23), a luta entre Jacó e Deus, que durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa. Essa luta tem uma representação muito grande, pois revela o quanto Jacó queria mudar de vida.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Depois de tudo que Israel/Jacó passou com o seu sogro Labão, as suas esposas Lia e Raquel, e por último o seu irmão gêmeo Esaú, foi só os seus filhos crescerem para ele sofrer com eles também. Ninguém tem filhos pensando que eles vão crescer e contribuir com o seu sofrimento, pelo contrário.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Mas no final de Gênesis 47, Jacó estava à beira da morte. Ele tinha um único pedido: Ser enterrado na terra que Deus prometera a ele, seus pais e sua posteridade.

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

No final da vida de Jacó, ele abençoou José e seus dois netos Efraim e Manassés. Jacó depois abençoou seus outros 11 filhos.

Jacó tem seu nome mudado após lutar com um anjo - RecordTV - R7 Lia.

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

20 E Jacó fez um avoto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e roupas para vestir, 21 E eu em paz retornar à casa de meu pai, o aSenhor me será por Deus; 22 E esta pedra, que pus por coluna, será casa de Deus; e de tudo quanto me deres certamente te darei o adízimo.

Lembre os alunos de que, quando Jacó viajava de volta para a terra de Canaã após trabalhar para Labão por 20 anos, Jacó tinha medo do que Esaú poderia fazer com ele e sua família quando retornasse.