Por que o Anjo mudou o nome de Jacó?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

O texto hebraico sugere que foi Deus quem iniciou a luta com Jacó. Como foi dito, Deus, numa manifestação pré-encarnada, ajustou sua força à força de Jacó e lutou com ele. Isso explica porque Jacó prevalecia na luta. Jacó prevaleceu até que teve sua coxa deslocada.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

Rebeca instruiu Jacó a aproximar-se de Isaque, que estava fisicamente cego, e apresentar-se como se fosse Esaú, para que Jacó recebesse a bênção da primogenitura. Jacó executou esse plano com relutância e recebeu a bênção.

A luta do patriarca Jacó com o Anjo do Senhor ocorreu na região do vau de Jaboque (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé). A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia.

Jaboque era um afluente do rio Jordão, à margem leste, na Jordânia. Desagua no Jordão entre o mar da Galileia e o mar Morto. Em hebraico, significa "lugar de travessia", pois, de acordo com a Bíblia, foi atravessado por Jacó, na ocasião de sua luta com um anjo do Deus, antes do encontro com Esaú.

E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”)

Ela lhe prepara um veneno mortal, e ele dá um jeito de colocar na manta a ser entregue ao irmão.

Trata-se do nervo ciático, o maior nervo da extremidade inferior, descendo pela parte anterior da perna. Coxa: ou conexão do quadril, isto é onde a coxa se junta ao quadril.

O patriarca também abençoou seus próprios filhos, formando as doze tribos de Israel (Gênesis 49:1-33). Jacó faleceu e foi enterrado em Macpela, perto de Hebrom, no tumulo da família juntamente com Abraão, Sara, Isaque, Rebeca e Lia.

Deus abençoou Jacó mais uma vez e lhe disse para ir para o Egito sem medo (Gênesis 46:2-4). Jacó foi e viveu o resto de seus dias em paz, com sua família. Como prometido, Deus abençoou os descendentes de Jacó, que se tornaram a nação de Israel.

Jacó tem seu nome mudado após lutar com um anjo - RecordTV - R7 Lia.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

Rebeca deu à luz gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram. Isaac favorecia Esaú e Rebeca favorecia Jacó.

Jacó teve medo do irmão e orou, pedindo clemência a Deus. Enviou os seus rebanhos como presentes a Esaú, quis comprar a paz com as suas riquezas, mas agora estava na hora de Deus fazer uma transformação radical na vida deste homem.

A jovem também se apaixonou verdadeiramente pelo primo, no entanto, ela não era aquela a qual Deus escolheu para os planos do filho de Isaque e Rebeca. Durante os sete anos em que Jacó serviu como escravo, o amor pela jovem nunca diminuiu, pelo contrário.

O encontro de Esaú e Jacó (Gênesis 33:1-16)
Então ele próprio se adiantou na direção de Esaú e se prostrou sete vezes até se aproximar dele (Gênesis 33:3,4). Ele fez uso de uma saudação real comum no antigo Oriente Próximo quando um vassalo saudava respeitosamente o seu superior.