O que aconteceu com o comandante Garcez?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Oito anos depois, Garcez e Zille foram condenados a quatro anos de prisão pelo acidente, numa decisão inédita na história da aviação civil brasileira. A sentença foi decretada pelo juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, da Justiça Federal em Cuiabá (MT). Como réus primários, ambos responderam em liberdade.

Em 1989, o voo Varig 254 realizou um pouso forçado na Amazônia após ficar sem combustível por ter voado por horas na direção errada. Uma das principais razões do acidente foi um erro de interpretação por causa de uma vírgula.

A aeronave chocou-se contra as árvores, causando a morte de 12 ocupantes, dos 54 que estavam a bordo. Dos 42 sobreviventes, 17 tiveram ferimentos graves e 25 ferimentos leves. Por erro da tripulação, a rota seguida pela aeronave foi diferente da rota estabelecida pelo plano de voo.

Fundador da Sambatech, Investidor, Palestrante e Advisor de Grandes Empresas.

Cesar Augusto Padula Garcez e Nilson de Souza Zille, respectivamente comandante e copiloto, não foram avisados pela Varig, mas aquela era a oitava vez que pilotos da companhia cometiam o mesmo erro de interpretação dos números.

Enredo de Voo 370: O Avião Que Desapareceu
A bordo estavam 239 passageiros, incluindo pilotos e aeromoças. Até hoje, o sumiço não teve explicação definitiva dada pelas autoridades da Malásia. A caixa preta ou restos mortais dos passageiros não foram encontrados.

De acordo com o pesquisador, a Varig quebrou por falta de visão estratégica e pela ausência de prestação de contas por parte dos diretores. O modelo de fundação, criado no final da década de 1930, não foi feito para dar regalias aos trabalhadores.

Resumidamente, não houve pânico, gritos, luzes piscando ou esse cenário caótico que vemos em filmes hollywoodianos”, afirmou um dos advogados da organização dos familiares, Alain Jakubowicz.

A família do bancário Marcelo Paixão Lopes, último passageiro do vôo 1907 da Gol a ser encontrado e identificado no local do acidente, no norte de Mato Grosso, no dia 29 de setembro, deve realizar o enterro dele na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília.

Em 29 de setembro de 2006, o Boeing da Gol, que fazia o voo 1907, partira de Manaus com destino ao Rio de Janeiro e escala em Brasília. Antes de pousar na capital federal, no entanto, o avião se chocou no ar com um jato Legacy, e caiu na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará, na divisa com o Mato Grosso.

Quase a totalidade dessas aeronaves hoje em dia estão voando como cargueiros, e outras já foram aposentadas definitivamente. Operando por quase 20 anos, o Boeing 747 marcou a época de ouro da Varig e da aviação brasileira, até hoje nenhuma outra empresa operou o 747 no país.

Eram 39 aeronaves, divididas em quinze Boeing 737-700, dez Boeing 737-800, seis Boeing 767-300ER e oito Boeing 777-200ER.

A Volo vendeu a Varig à Gol no dia 28 de março de 2007 por US$ 320 milhões.

Ricardo Trajano foi o único passageiro sobrevivente da tragédia do voo 820 da Varig, em 1973, ao lado de outros dez tripulantes. Depois de 30 dias em coma e mais alguns meses em recuperação, ele saiu do hospital sem sequelas físicas ou psicológicas.

O avião bimotor C90A, que transportava a cantora Marília Mendonça pertencia à dupla sertaneja Henrique & Juliano antes de ter sido vendida à PEC Táxi Aéreo.

3 – Speech que ocorre Antes da Decolagem do Avião
Este é o voo .. com destino a … (fazendo escala em …). Pedimos a sua atenção para demonstração do nosso equipamento de emergência. Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos painéis acima de seus lugares.