O que aconteceu com os apaches?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

As guerras com os “homens brancos” europeus, que buscavam tomar as terras indígenas, provocou a drástica diminuição dos apaches, principalmente a partir do século XVIII. Os apaches vivem atualmente em reservas indígenas e praticam a agricultura, pesca e caça.

No primeiro século de contato, 90% dos indígenas foram exterminados, principalmente por meio de doenças trazidas pelos colonizadores, como a gripe, o sarampo e a varíola. Nos séculos seguintes, milhares de vítimas morreram ou foram escravizadas nas plantações de cana-de-açúcar e na extração de minérios e borracha.

Atualmente, os poucos descendentes destes povos vivem em reservas indígenas estabelecidas, pelo governo dos EUA, a partir do século XX. Os povos nativos dos Estados Unidos possuíam alguns aspectos culturais, religiosos e políticos comuns entre si. Porém, cada povo possuía sua identidade cultural própria.

Significado de Apache
substantivo masculino [Pejorativo] Indivíduo malfeitor, explorador de mulheres. Etimologia (origem da palavra apache). Do espanhol apache; do zuni apachu 'inimigo'.

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos.

Atualmente, os remanescentes, os poucos indivíduos que puderam sobreviver ao extermínio étnico levado a cabo pelo povo invasor e ocupante, vivem em reservas nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul, nos Estados Unidos.

Os moicanos (em inglês, mahican ou mohican) são um povo indígena dos Estados Unidos da América que vivem atualmente no Condado de Shawano, no estado do Wisconsin. Antigamente, a língua moicana. Atualmente, a língua inglesa.

Os comanches são um grupo étnico nativo americano cujo território (a Comancheria) consistia dos atuais estados americanos do Oklahoma, do leste do Novo México, do sul do Colorado,do Kansas, e da maior parte do noroeste do Texas.

Atualmente, entre as maiores etnias indígenas do Brasil, estão as seguintes: Guarani, Ticuna, Kaingang, Macuxi, Guajajara, Yanomami, entre outras.

A chegada dos portugueses ou o descobrimento do Brasil foi um acontecimento que se passou em 22 de abril de 1500 e marcou o início da colonização brasileira. O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

De acordo com dados do Censo americano, há 574 tribos indígenas reconhecidas pelo governo federal. A população indígena no país é de cerca de 7 milhões, número que inclui pessoas que declaram pertencer a mais de uma categoria racial.

Segundo um censo de 2020, existem cerca de 3 727 135 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras etnias, esse número sobe para mais de 9,7 milhões de pessoas (ou quase 2,9% da população dos Estados Unidos).

Em Dakota do Sul, cerca de 400 índios Sioux, principalmente mulheres e crianças, são exterminadas em 29 de dezembro de 1890, pelas tropas norte-americanas. O Massacre de Wounded Knee (Joelho Ferido) põe fim às guerras indígenas que se alastraram na América do Norte após o início da colonização branca no século 17.

Goitacá (ou Goytacazes, daí o nome da cidade de Campos dos Goytacazes) pode ser compreendido como “grande nadador” ou “grande caçador”.

Os goitacás desapareceram no fim do século XVIII, exterminados por uma epidemia de varíola disseminada propositalmente entre eles. Calcula-se que eram cerca de 12 000. Viviam em palafitas construídas sobre os pântanos à beira dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana.

Todas viviam na região conhecida como Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississípi em direção ao oeste do continente.

A vestimenta dos homens era constituída de uma tanga e, às vezes, camisas de guerra de couro com leggings. As mulheres usavam vestidos feitos de pele de búfalo ou de outros animais de grande porte. Tanto homens quanto mulheres usavam mocassins a partir de couro cru. A franja e as pérolas faziam parte da decoração.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Continuar lendo Onde Vivem os apaches?