Como foi o fim dos apaches?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Gerônimo se rendeu em 4 de setembro de 1886 às tropas do General Nelson A. Miles, em Skeleton Canyon, Arizona, colocando um fim no episódio chamado de Guerras Apache. Ele morreu em Fort Hills, Oklahoma, e disse ter se arrependido da rendição.

Atualmente, os Apaches nas reservas Fort Apache e San Carlos no Arizona, nas reservas Jicarilla e Mescalero no Novo México, e também em Oklahoma.

Os apaches vivem atualmente em reservas indígenas e praticam a agricultura, pesca e caça. Eles ainda mantem vários aspectos originais de sua cultura, como, por exemplo, a língua apache.

Os Estados Unidos concordou com uma redução inicial de seu nível de força de 13 mil para 8,6 mil até julho de 2020, seguido por uma retirada total até 1 de maio de 2021, caso o Talibã mantiver o compromisso; o acordo foi apoiado pela China, Rússia e Paquistão.

Depois de 20 anos no país, as forças americanas e britânicas estão deixando o Afeganistão. Neste mês, o presidente americano Joe Biden anunciou que os cerca de 3 mil soldados e militares americanos restantes devem partir do solo afegão até 11 de setembro.

Em Dakota do Sul, cerca de 400 índios Sioux, principalmente mulheres e crianças, são exterminadas em 29 de dezembro de 1890, pelas tropas norte-americanas. O Massacre de Wounded Knee (Joelho Ferido) põe fim às guerras indígenas que se alastraram na América do Norte após o início da colonização branca no século 17.

Segundo um censo de 2020, existem cerca de 3 727 135 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras etnias, esse número sobe para mais de 9,7 milhões de pessoas (ou quase 2,9% da população dos Estados Unidos).

As bandeiras são geralmente apontadas como a maior causa de morte da população indígena depois das epidemias. Em cada uma, havia no mínimo duas vezes mais índios – normalmente dez vezes mais.

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos.

Significado de Apache
substantivo masculino [Pejorativo] Indivíduo malfeitor, explorador de mulheres. Etimologia (origem da palavra apache). Do espanhol apache; do zuni apachu 'inimigo'.

Todas viviam na região conhecida como Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississípi em direção ao oeste do continente.

Tinham-se tornado altamente competentes, exímios, ferozes e, até, senhoriais como guerreiros a cavalo, aterrorizando os vizinhos e lançando ataques irados para travar as tendências da colonização branca e do massacre de bisontes, acabando por atormentar o próprio exército dos Estados Unidos.

Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.

Os seus objetivos públicos eram desmantelar a Al-Qaeda, e negar-lhes uma base segura de operações no Afeganistão removendo o Talibã do poder. O Reino Unido foi um aliado fundamental dos Estados Unidos, oferecendo suporte para a ação militar desde o início dos preparativos para a invasão.

Foi lançada com o nome de "Operação Liberdade do Iraque" pelos Estados Unidos e aconteceu no contexto da Guerra Global contra o Terrorismo. A invasão durou apenas 21 dias e foi bem sucedida. Os americanos receberam apoio militar do Reino Unido, da Austrália e da Polônia.

No entanto, entre 15 de agosto de 2021 e 15 de julho de 2022, a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) reportou 780 civis mortos, 160 execuções extrajudiciais, 178 detenções arbitrárias e 56 casos de tortura contra ex-funcionários do governo.

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

Continuar lendo Onde Vivem os apaches?