O que aconteceu em 6 de janeiro de 1963?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

O referendo no Brasil em 1963 ocorreu em 6 de janeiro daquele ano para determinar o sistema de governo (parlamentarista ou presidencialista) do país, resultando na escolha do presidencialismo, o fim da República Parlamentarista instaurada em 1961 e a restauração dos plenos poderes do presidente João Goulart, empossado ...

2º – O plebiscito e o referendo são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matéria de natureza legislativa ou administrativa, diretamente, através do voto, de forma aprobatória ou denegatória.

8 de janeiro: A bandeira de Minas Gerais é instituída. 12 de março: Os primeiros imigrantes coreanos chegam ao Brasil. 20 de abril: Iniciam os Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade de São Paulo. 5 de maio: Terminam os Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade de São Paulo.

Em janeiro de 1963, com a realização do plebiscito que decidiu pela volta do regime presidencialista, Goulart assumiu plenamente os poderes de presidente.

Os eleitores puderam optar pela resposta "sim" ou "não", pelo voto em branco ou pelo voto nulo. O resultado final foi de 59 109 265 votos respondendo "não" (63,94%), enquanto 33 333 045 votaram pelo "sim" (36,06%).

18 da Constituição Federal, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo, por proposta de um terço, no mínimo, dos membros que compõem qualquer das Casas do Congresso Nacional, de conformidade com esta Lei. Art.

A Constituição Brasileira de 1988 prevê, em seu artigo 14, que o povo poderá exercer a democracia direta de três maneiras distintas, que são: plebiscito; referendo e iniciativa popular.

3º O voto no plebiscito é obrigatório para maiores de dezoito anos e facultativo para analfabetos, maiores de setenta e maiores de dezesseis, menores de dezoito anos.

Plebiscito: A população decide sobre uma matéria antes de ser elaborada pelo o Congresso. São apresentadas algumas questões e opções que os legisladores oferecem. Referendo: O Congresso apresenta uma matéria finalizada, e o povo tem a opção de acatar ou rejeitar a proposta.

§ 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: · Ver art. 1º parágrafo único da CF.

No parlamentarismo, regime constitucional de repúblicas ou monarquias, o Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, que é quem governa com o apoio do Parlamento, da Câmara. Assim, quando o Parlamento retira seu voto de confiança, o gabinete de ministros automaticamente apresenta sua renúncia.

A formatura em direito, a morte de João XXIII e o assassinato de Kennedy. O ano de 1963 tornou-se inesquecível para mim. Há 50 anos, três acontecimentos me marcaram a história pessoal que nunca me esmaeceram os pontos centrais da caminhada pelo mundo.

Quem nasceu em 1963, no ano de 2020 completa 57 anos.

A histórica “Marcha sobre Washington”, que ocorreu em 28 de agosto de 1963 e foi liderada pelo ativista social Martin Luther King, deu força ao movimento dos direitos civis e para um projeto concreto de igualdade social nos EUA.

Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente de facto do regime militar.

"João Goulart, longíssimo de ser um comunista, era um latifundiário muito ligado ao ideário do trabalhismo, que ele herdou de Getúlio Vargas", disse. "As reformas de base que ele propôs eram muito tímidas."

John Kennedy foi assassinado quando desfilava em carro aberto em Dallas, Texas, em 22 de novembro de 1963. Pela primeira vez, a Casa Branca determinou a liberação de milhares de documentos na íntegra sobre o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy (1917-1963).

O governo de João Goulart estendeu-se de 1961 a 1964 e ficou marcado pela polarização entre esquerda e direita. A conspiração de civis e militares deu início a um golpe em 1964. João Goulart foi o 24º presidente do Brasil e seu governo estendeu-se de setembro de 1961 a abril de 1964.