O que aconteceu no ano de 1980 no Brasil?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em 1980, a inflação no Brasil chegou ao patamar histórico e, até então recorde, de 100%. A economia viveu períodos de recessão e desaceleração contínuos, o desemprego era alto, os salários se desvalorizavam rapidamente e o aperto monetário interferia em todos os aspectos do cotidiano social brasileiros.

Os anos 80 e a década perdida para a economia do Brasil também foram marcados pelas inúmeras tentativas de reformas monetárias para a estabilização econômica. Foi nessa década que surgiram o Plano Verão, Plano Bresser e Plano Cruzado.

Os anos 80 são conhecidos como década perdida, referindo-se à estagnação econômica do Brasil e de alguns outros países da América Latina. Dessa forma, esses países apresentaram baixo crescimento do PIB, inflação alta e volatilidade dos mercados. Além disso, a década perdida causou o aumento da desigualdade social.

Com dívida externa elevada e crescimento pífio do PIB, os anos de 1980 ficaram conhecidos como “a Década Perdida”. Adicione ao quadro inflação estratosférica e aumento da desigualdade social. Foi assim não só no Brasil, mas em praticamente toda a América Latina.

Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como “a década perdida”, no âmbito da economia.

13 de julho: Pelé recebe o título de Atleta do Século, eleito pelo jornal francês L'Equipe. 12 de setembro: Presidente João Figueiredo inaugura o Memorial JK, em Brasília. 19 de setembro: O barco brasileiro Sobral Santos II afunda no rio Amazonas, no porto da cidade de Óbidos, matando mais de 300 pessoas.

Tirar sarro de homossexual, alcoólatra, pessoas pobres e, em alguma medida, negros ou outras etnias minoritárias era muito menos chocante do que é hoje. Vide programas tipo “Os Trapalhões”. Da forma similar, enfermidades como depressão e ADHD eram consideradas “frescura” muito mais do que hoje em dia.

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação. Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar.

Junho. 1 de junho - Flamengo vence o Atlético Mineiro por 3x2 e conquista o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980. 1 de junho - Desastre aéreo de Barra do Garças, em Mato Grosso, deixou 7 mortos. 1 de junho - Lançado o canal de notícias norte-americano CNN (Cable News Network).

1980 — Sismo dos Açores provoca a morte de 73 pessoas.

Ao longo da década de 1980, o Brasil enfrentou sérias dificuldades devido à crise econômica iniciada ainda nos anos setenta (sobretudo devido aos efeitos dos choques do petróleo, em 1973 e 1979, e do aumento dos juros internacio- nais, entre 1978 e 1982) (ver Carneiro e Modiano, 2014).

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

A economia brasileira na década de 80 atravessou uma das mais graves crises de sua história, a qual resultou na estagnação do Produto Interno Bruto e em taxas de inflação sem precedentes. Apesar desse quadro econômico crítico os indicadores sociais apresentaram evolução positiva.

A abertura política marca o governo de seis anos (1979-1985) do presidente João Batista Figueiredo, o último do regime militar.

A década de 1980 é famosa nos livros de história de vários países latino-americanos. Chamada de “década perdida“, esse período se tornou um grande marco também no Brasil, especialmente por ter sucedido o que ficou conhecido como “milagre econômico brasileiro”.