Como era a política em 1980?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

Mas os anos 1980 foram também os da transição democrática, foram os anos de um grande pacto político – o pacto democrático popular de 1977 ou das Diretas Já. A transição democrática ocorreu em 1984 em parte porque os militares se enfraqueceram com a crise de balanço de pagamentos e a alta inflação inercial.

Com dívida externa elevada e crescimento pífio do PIB, os anos de 1980 ficaram conhecidos como “a Década Perdida”. Adicione ao quadro inflação estratosférica e aumento da desigualdade social. Foi assim não só no Brasil, mas em praticamente toda a América Latina.

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

- Em 1980 o Zimbábue tornou-se independente do Reino Unido. - 2 de abril de 1982: Argentina invade as Ilhas Malvinas. Começa a Guerra das Malvinas entre Argentina e Grã-Bretanha. - Em 1988, ocorre o fim da guerra entre Irã e Iraque.

Em 1980, o preço mais baixo das matérias-primas e o aumento das taxas de juros nos países industrializados levou a uma fuga de capitais, que provocou uma depreciação maciça das taxas de câmbio, aumentando a taxa real de juros da dívida, situação agravada pela presença de burocracias excessivamente grandes ou colapso ...

Tentativas de estabilizar a economia
Portanto, durante a década de 80, ocorreram tentativas de reformas monetárias e vários planos foram adotados, como, por exemplo, Plano Verão, Plano Bresser e Plano Cruzado. Nessa época, o Brasil pôs em prática várias medidas, inclusive o congelamento de preços.

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação. Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar.

A economia brasileira na década de 80 atravessou uma das mais graves crises de sua história, a qual resultou na estagnação do Produto Interno Bruto e em taxas de inflação sem precedentes. Apesar desse quadro econômico crítico os indicadores sociais apresentaram evolução positiva.

Junho. 1 de junho - Flamengo vence o Atlético Mineiro por 3x2 e conquista o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980. 1 de junho - Desastre aéreo de Barra do Garças, em Mato Grosso, deixou 7 mortos. 1 de junho - Lançado o canal de notícias norte-americano CNN (Cable News Network).

Em setembro de 1980, Saddam Hussein autorizou o ataque ao Irã, dando início à Guerra Irã-Iraque. A Guerra Irã-Iraque foi um conflito travado por Irã e Iraque de 1980 a 1988.

13 de julho: Pelé recebe o título de Atleta do Século, eleito pelo jornal francês L'Equipe. 12 de setembro: Presidente João Figueiredo inaugura o Memorial JK, em Brasília. 19 de setembro: O barco brasileiro Sobral Santos II afunda no rio Amazonas, no porto da cidade de Óbidos, matando mais de 300 pessoas.

Com a reestruturação e liberalização de sua economia, e por meio dos cumprimentos do acordo com o FMI (salvo o breve mal-estar causado pela moratória de 1987), o Brasil lentamente resolve o problema, que irá persistir até o final da década de 90.

Sem celular e internet, as brincadeiras nos anos 1980 não se pareciam com as de hoje em dia. Pião, bola de gude, cama de gato e cubo mágico eram populares. Os bonecos de super-heróis e da linha Playmobil também faziam sucesso.

Resposta. Os anos 1980 foram marcados por uma profunda crise econômica e pelo fim da ditadura (1964-85). A volta da democracia possibilitou uma reorganização do movimento social, num patamar inédito até então.

A crise dos anos 80 provocou uma queda aproximada de 25% na Produção Industrial acompanhada por uma redução semelhante do nível de emprego industrial. Foi uma novidade para o país a ocorrência de um desemprego em massa oriundo da Indústria de Transformação.