O quê aliteração e assonância?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Estão subdivididas em: figuras de palavra, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de som. Alegoria, perífrase ou antonomásia, catacrese, comparação ou símile, metáfora, metonímia, sinédoque, sinestesia.

Aliteração é a figura de linguagem que utiliza a repetição de sons consonantais no enunciado para criar um jogo sonoro entre as palavras, gerando sentidos a partir disso.

A aliteração consiste na repetição de um fonema, não necessariamente de uma letra, uma vez que na língua portuguesa nem sempre há a correspondência entre esses dois elementos. Veja os exemplos: táxi, exame e enxaqueca.

Para começar a trabalhar a aliteração na educação infantil, é preciso focar nas atividades onde as crianças comecem a perceber que há algo interessante nos sons que estão ouvindo. A medida que essa consciência cresce, espera-se que as crianças comecem a falar sobre os sons que estão ouvindo.

A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos, especialmente em sílabas tônicas, para inferir um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.

Aliteração é a repetição de consoantes ou sílabas. Assonância é a repetição de vogais. Onomatopeia é a imitação de sons produzidos por animais, natureza, objetos ou pessoas. Paronomásia é o uso de palavras semelhantes, mas com significados distintos.

Se a correspondência de sons é completa, a rima diz-se soante, consoante ou, simplesmente, consonância. Se há conformidade apenas da vogal tônica, ou das vogais a partir da tônica, a rima denomina-se toante, assonante ou, simplesmente, assonância.

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.
  • Paronomásia.
  • Aliteração.

As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras. Vamos analisar cada uma delas!

Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio .

Aliteração é a repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de frases ou versos utilizando a mesma palavra.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Com um significado semelhante à aliteração, a assonância consiste na repetição consecutiva da vogal tônica em determinada frase.