Qual a diferença entre assonância e rima?

Perguntado por: zmoraes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Se a correspondência de sons é completa, a rima diz-se soante, consoante ou, simplesmente, consonância. Se há conformidade apenas da vogal tônica, ou das vogais a partir da tônica, a rima denomina-se toante, assonante ou, simplesmente, assonância.

Rima (finais de palavras semelhantes); Aliteração (começos de palavras semelhantes); Segmentação de sílaba, palavra e sentença (separando um do outro); Partidas (início) e Ritmo (começo e término de palavras);

A assonância é uma figura de linguagem similar à aliteração, porém se caracteriza pela repetição de sons vocálicos, especialmente das sílabas tônicas, para gerar o efeito discursivo. Portanto, trata-se de uma figura sonora equivalente à aliteração, mas que utiliza as vogais.

A assonância refere-se à técnica de linguagem responsável por transmitir informações através dos sons produzidos pelas palavras que compõem a enunciação. Em outras palavras, é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição sequenciada de sons das vogais do alfabeto, especialmente em poesias e músicas.

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

Exemplos de Aliteração
“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Luís de Camões) – repetição da consoante “v”. “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” (provérbio popular) – repetição da consoante “r”. “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” (provérbio popular) – repetição da consoante “f”.

Aliteração (figura de linguagem)
Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”. A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

Repetição dos sons consonantais
Conforme a gramática do português, a aliteração classifica-se como uma das figuras de linguagem que através dos aspectos fonéticos das palavras atribui caráter sonoro no texto.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.

A paronomásia é uma figura de linguagem que utiliza palavras parônimas no mesmo enunciado de modo a produzir um jogo sonoro no discurso.

São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Para começar a trabalhar a aliteração na educação infantil, é preciso focar nas atividades onde as crianças comecem a perceber que há algo interessante nos sons que estão ouvindo. A medida que essa consciência cresce, espera-se que as crianças comecem a falar sobre os sons que estão ouvindo.

Fonema é um som distintivo em uma língua. Na prática, isso quer dizer que, se esse som for trocado por outro em uma palavra, tem-se uma nova palavra, de sentido diferente.

Consoantes são fonemas (sons) que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador. Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.

Aliteração
Exemplos bem conhecidos de aliteração: “o rato roeu a roupa do rei de Roma”; “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.