O que as nuvens fazem?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo.

As nuvens se movimentam porque o vento as carrega. O vento ocorre em todos os níveis da atmosfera, desde o solo até mais alto do que a altura que os aviões voam (e acima deles também).

As nuvens são compostas de partículas de água ou de gelo ou de ambos os estados ao mesmo tempo. Normalmente, as nuvens altas são constituídas, essencialmente, por gelo, as médias são constituídas por gelo e água e as baixas são constituídas, exclusivamente, por água.

nuvens noctilucentes

Fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes.
A cidade de Moscou, na Rússia, foi tomada por nuvens brilhantes nas primeiras horas desta terça-feira (4). Extremamente raro, o fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes e geralmente é observado no verão, ao nascer ou pôr do sol.

Quando olhamos as nuvens, não percebemos as gotas de água ou o gelo. Mais estas gotículas e o gelo se acumulam na nuvem, tornando-a mais pesada. Ao pesar, as nuvens se aproximam da superfície da Terra, fica mais quente, o gelo começa a derreter, transformando estas gotículas em água de chuva.

Quando não há nuvens e chuva, acontece o contrário, entra mais radiação solar no sistema, aquece a superfície e, como não existe água para evaporar, o calor do Sol é usado quase que exclusivamente para aquecer o ar (calor sensível).

Dentro da nuvem, estas partículas tendem a ser levadas para cima por fortes correntes de ar ascendentes com velocidades que variam desde alguns poucos quilômetros por hora até 100 km/h.

O valor encontrado foi cerca de 240 milhões de quilos, o que corresponderia a 40 milhões de elefantes! Apesar dessas estimativas, as gotículas que compõem uma nuvem são extremamente leves, apresentam um espaço muito grande entre si e, caso caíssem, evaporariam antes de tocar o solo.

Entre -10° C e -20° C gotículas líquidas coexistem com cristais de gelo. Abaixo de -20° C, a temperatura de ativação de muitos núcleos de deposição, as nuvens usualmente consistem inteiramente de cristais de gelo.

brancas

As nuvens são brancas porque refletem a luz do sol. Esse fenômeno é conhecido como refração da luz. Significa que as minúsculas gotinhas de água que formam a nuvem são iluminadas e assumem os tons do arco-íris. Como a mistura de todas as cores (em iluminação) resulta em branco, enxergamos uma fumaça esbranquiçada.

Nuvem Cumulonimbus (Cb)
Esse tipo de nuvem é formado principalmente nos trópicos através da ascensão intensa do ar úmido. Devido ao seu tamanho, vai desde a baixa atmosfera até as camadas mais altas. É responsável pela formação de grandes tempestades, trovões, chuvas de granizo e até tornados.

Existem 10 tipos delas: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, stratocumulus, stratus, cumulus e cumulonimbus. As do tipo cirrus são as mais elevadas, enquanto as cumulus possuem base mais baixa.

O site avisa que não são números oficiais e sim uma estimativa baseada na "fartura de espaço e dados". Segundo os cálculos, a nuvem tem 1 EXABYTE de tamanho. Isso equivale a 1.024 petabytes, 1.048.576 terabytes, 1,073,741,824 gigabytes e mais de um trilhão de megabytes.

A principal razão para essa cor é que as nuvens de chuva são bem espessas. Quando elas alcançam vários quilômetros de altura, os raios de sol não conseguem atingir as gotículas que ficam na parte baixa. Como elas não recebem luminosidade, sua cor acaba sendo negra.

As nuvens possuem gotículas de tamanhos bem maiores em comparação ao comprimento de ondas da luz, levando a uma dispersão generalizada em todo o espectro visível. A dispersão ocorre igualmente para o azul, vermelho e verde, que se juntam, fazendo com que a luz branca seja difusa.

A Nuvem Negra é um padrão de baixa que sinaliza a reversão de um movimento de alta do preço para um movimento de baixa.

Cumulonimbus – Cb

Cumulonimbus – Cb
É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.