O que as pessoas acham dos tímidos?

Perguntado por: emoreira4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

As pessoas tímidas tendem a refletir internamente – muito. E, às vezes, a mente delas simplesmente não quer desligar. Mas, segundo Taylor, tanto pensar nem sempre é negativo. “A timidez não deve ser vista como algo com o qual você não pode lidar ou que é insuperável”, ele explica.

Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

A timidez é um padrão de comportamento que ocorre em qualquer indivíduo em face de determinada situação. Existem pessoas que possuem maior concentração desse comportamento, ou seja, sentem-se tímidos em inúmeras situações ou até mesmo na maioria delas, o que pode provocar timidez crônica e até fobia social.

De acordo com psicólogos, a timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais.

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

Uma pesquisa recente indicou que a porcentagem de pessoas com timidez é de aproximadamente 50%1. A timidez está presente na vida de tantas pessoas, que é surpreendente o quão pouco ela é compreendida. Comece pela a origem da palavra.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

A maioria das pessoas já se deparou com gente tímida. Mas o que poucos sabem é que, às vezes, essa timidez diante do contato social gera sofrimento tão profundo e paralisante que a pessoa se retira do convívio e torna-se reclusa, sem conseguir trabalhar ou ter relacionamentos íntimos.

Apesar de poder parecer algo exagerado aos olhos dos outros, só o tímido sabe o quanto sofre por não se sentir bem diante de situações comuns. Ansiedade, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura, não saber o que fazer ou o que dizer, querer desaparecer, gaguejar.

7. Praticar atividades que ajudam a interagir. Algumas atividades, como esporte de grupo ou até mesmo começar a estudar um novo idioma, podem ajudar a superar a timidez de uma forma natural, já que essas atividades necessitam de um certo grau de interação e socialização entre as pessoas.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

De acordo com especialistas, a timidez é uma construção. As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

As personalidades mais tímidas do mundo – e o que elas podem te ensinar

  • #1 Steven Spielberg. ...
  • #2 Marissa Mayer. ...
  • #3 Meryl Streep. ...
  • #4 JK Rowling. ...
  • #5 Elvis Presley.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido. E muitos introvertidos são uma mistura dos quatro tipos, em vez de demonstrar um tipo sobre os outros.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.

Para muitos introvertidos(como eu) ou tímidos, fazer amigos requer disposição e ação deliberada. Não se trata de forçar a natureza ou as circunstâncias. Trata-se apenas de estar aberto e consciente do seu papel como facilitador para criar as relações que você deseja e que são importantes para sua vida.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.