Como os tímidos agem?

Perguntado por: shilario9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os tímidos são muito críticos, analisadores e não escolhem qualquer pessoa para ser sua parceira. Eles estão sempre atentos e prestam atenção em tudo o que você tem a dizer: sabem do que você gosta e não gosta e reconhecem suas habilidades logo nos primeiros encontros.

Essa é uma característica muito comum. As pessoas tímidas podem sentir mais dificuldade para falar em grupos e principalmente em público. São aquelas pessoas que sofrem para apresentar um trabalho, que ficam nervosas ao ver um grande número de pessoas.

Os tímidos são pensadores
As pessoas tímidas tendem a refletir internamente – muito. E, às vezes, a mente delas simplesmente não quer desligar. Mas, segundo Taylor, tanto pensar nem sempre é negativo. “A timidez não deve ser vista como algo com o qual você não pode lidar ou que é insuperável”, ele explica.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

8 sinais de homem tímido apaixonado

  1. Contato visual. Uma pessoa apaixonada, observa. ...
  2. Quer ser seu amigo. ...
  3. Mostra nervosismo quando está com você. ...
  4. Recorda detalhes sem importância sobre você. ...
  5. Parece omnipresente na sua vida. ...
  6. As atitudes mostram interesse. ...
  7. Sorri quando está com você. ...
  8. A timidez não é tudo.

Fique atento à linguagem corporal. A pessoa mais tímida pode, até sem perceber, demonstrar interesse se, ao conversar com você, fica passando as mãos nos cabelos, forçando contato visual ou, no caso dos homens, manter os pés levemente afastados e as mãos na cintura ou nos bolsos.

Superdicas da semana

  1. Faça perguntas simples para motivar uma pessoa tímida a falar.
  2. Pergunte sobre assuntos que sejam do domínio dela.
  3. Estimule essa pessoa a falar mais demonstrando interesse genuíno na conversa.
  4. Uma pessoa tímida ficará agradecida se você ajudá-la a se expressar em público.

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Aborde assuntos mais profundos. Na maioria dos casos, os tímidos não gostam de “jogar conversa fora”, portanto evite falar sobre o clima e tópicos parecidos. Em vez disso, concentre-se em assuntos como o que ele gosta (e detesta) fazer, o trabalho, filhos ou interesses acadêmicos.

Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.

O homem tímido precisa de um “empurrãozinho” a mais para ter coragem e se declarar. Continue conversando e dando sinais cada vez menos sutis da sua vontade de ficar com ele. Com o tempo, ele vai sentir mais segurança de se declarar.

Um cara tímido pode não parecer interessado no primeiro momento, mas continue tentando. Pense em um elogio sincero para fazer. Por mais simples que seja, um elogio genuíno e feito na hora certa pode causar uma boa impressão. É importante que ele esteja confortável com os temas que surgem na conversa.