O que ataca derrame?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Um derrame, ou acidente vascular cerebral (AVC), ocorre quando algo bloqueia o suprimento de sangue para uma parte do cérebro ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe. Em ambos os casos, regiões do cérebro são danificadas ou morrem.

Dores de cabeça associadas a sintomas incomuns – dores de cabeça que chegam a provocar mudanças na visão, dificuldades na fala, fraqueza nos músculos, dificuldade de andar, convulsões ou confusão mental são sintomas perigosos que podem indicar a presença de AVC. A recomendação é buscar um pronto-socorro imediatamente.

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) – também chamados de derrames – ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado pela revista “Neurology”, que é ligada à Associação Norte-americana de Neurologia.

Os autores afirmam que há evidências significativas de que os pacientes com pressão arterial elevada melhoraram após aumentarem o consumo desse elemento. A pesquisa foi feita com 128 pessoas e mostrou que o aumento no consumo desse mineral beneficiou a maioria das pessoas.

Um ótimo remédio caseiro para prevenir o derrame cerebral, cientificamente chamado de AVC, e outros problemas cardiovasculares é consumir regularmente a farinha de berinjela porque ela ajuda a diminuir a taxa de gordura no sangue, evitando o "entupimento" das artérias por coágulos ou excesso de gordura.

Um AIT é de início súbito e geralmente dura entre 2 e 30 minutos. Dificilmente se prolonga por mais de uma ou duas horas (1h ou 2h).

No caso do AVC, ou da suspeita do mesmo, chamar a ambulância é a maior prioridade. Quanto mais rápido for o atendimento,maiores as chances de sobrevivência e menores as sequelas. Se ela estiver inconsciente, você pode fazer massagem cardíaca e a respiração boca a boca.

Contudo, pode durar algumas horas se o fluxo de sangue não estiver completamente interrompido. Por essa razão, é fundamental agir rapidamente de modo a minimizar as lesões cerebrais. Existe também uma outra forma de duração mais reduzida, inferior a 24 horas, que se designa por acidente isquémico transitório (AIT).

O sintoma mais comum de um derrame é a fraqueza repentina no rosto, no braço ou na perna, quase sempre em um lado do corpo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nutricionista Joanna Sievers, professora da Universidade do Vale do Itajaí (SC), nota que a planta Camellia sinensis, que dá origem ao chá-verde, é cheia de compostos com propriedades positivas. “Eles têm ações antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares”, explica.

Sugere-se acompanhamento com o neurologista clinico, para rotina de exames e cuidados com fatores de risco para um novo AVC. O acompanhamento ambulatorial do medico especialista é basilar e sua frequência deve ser avaliada de acordo com as necessidades do paciente.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

As principais sequelas causadas pelo AVC são: Fraqueza ou dificuldade com os movimentos (controle motor): Perda da capacidade de sentir o tato, dor, temperatura ou a noção de posição do corpo; Perda de força nos membros, que geralmente afeta um lado do corpo.

O tabagismo e o sedentarismo são alguns dos fatores que aumentam a predisposição para a ocorrência de AVC, assim como colesterol alto, diabetes, hipertensão, consumo excessivo de álcool, o uso de drogas ilícitas e idade avançada.

Além de diminuir o risco de doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e aumentar a resistência física, um novo estudo revela que o suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Segundo os pesquisadores, o vegetal é uma promessa para combater a progressão da demência.