O que ativa o prazer?

Perguntado por: vgalvao5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.

As fontes de prazer
“A sensação de satisfação, felicidade, relaxamento e bem estar está relacionada principalmente à ação de quatro neurotransmissores: a dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.

As principais formas naturais de aumentar a produção de ocitocina são:

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações. Ser honesto, generoso ou ter compaixão também conseguem elevar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea.

O beijo libera serotonina, o hormônio do bem-estar, reduzindo a liberação de hormônios do estresse. Isso faz com que as células responsáveis pelo sistema imunológico possam produzir defesas para o organismo.

Além da prática de exercícios físicos, atividades como meditação, yoga e tai chi também trazem muitos benefícios para a mente e o corpo, aumentando os níveis de dopamina e melhorando o foco e a concentração.

Mais do que o perfume ou aroma do champô, é o aroma naturalmente emitido pela mulher que mais atrai o sexo oposto, referem os autores do estudo, que apontam como origem de tal odor a hormona estradiol, que é exclusiva do sexo feminino e cuja produção sofre um pico na altura de maior fertilidade.

Há três partes sensíveis no rosto de um homem: os cantos da boca, os cantos externos dos olhos e atrás do lóbulo da orelha. Ao invés de ir direto para os lábios, dê dois ou três beijinhos suaves e sedutores nessas áreas.

Uma sessão de beijos e amassos libera adrenalina, que não apenas faz o coração dele bater mais rápido, mas também aumenta a energia.

Beijo e sexo
Ao beijar, o casal tem uma rápida e intensa liberação de serotonina no cérebro, que dá sensações de felicidade e prazer. Além disso, tanto no homem quanto na mulher, a ação de beijar na boca libera testosterona, o principal hormônio responsável pela libido e pela atração sexual.

banana

A banana
Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca. Sozinha ela não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde.

O crack é uma droga derivada da cocaína, mas que deve ser fumada devido ao seu ponto de fusão. Ela causa a liberação de uma grande quantidade de dopamina, que dispara sensações de prazer pelo corpo, gerando euforia e estado de alerta.

L-teanina é um componente encontrado no chá verde. Ele aumenta os níveis de dopamina, juntamente com outros neurotransmissores como serotonina e GABA.

Deixe suas axilas com o odor natural.
Partindo do pressuposto que os feromônios são emitidos pelo suor, as axilas são uma das fontes principais do componente. Experimente ficar um tempo sem desodorante ou usar um produto livre de fragrâncias. Deixe seu cheiro natural impulsionar a emissão de feromônios.

Deve ser aplicado nos ombros e na parte superior dos braços e/ou abdômen. NÃO aplique sobre o tórax ou genitais e use a quantidade exata que foi prescrita, nem mais nem menos; Deixe o gel secar antes de se vestir, em média de 3 a 5 minutos.

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

Desde criança aprendemos que o espinafre é praticamente um produto mágico, que confere força e energia e ajuda na liberação de ocitocina. Mas não é só isso. O vegetal é fonte de potássio e ácido fólico, que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.