O que atrai a cobra Coral?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

A Coral é mais urbana, fica onde há muito lixo, mas prefere local subterrâneo. Em Fortaleza, as cobras aparecem mais na periferia, em especial perto de lagoas e rios. Perto do mar não, mas o Pirambu foge à regra devido ao lixo. De um modo geral, as cobras se alimentam à noite.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Gambás, doninhas, gaviões e corujas são predadores naturais das cobras, mas não se limitam a área de sua propriedade.

Neste caso, o Bombeiro informou que a cobra deve ser transportada morta, para garantir a segurança e evitar mais vítimas. Ele alertou, no entanto, que apenas em caso de picada deve se matar o animal. “Matar cobra é crime ambiental”, ressaltou.

Presenciar uma cobra coral trocando de pele significa transformação, cura e renascimento em sua vida. Então, lembre-se que essas qualidades vêm com uma nova esperança. Prepare-se, portanto, para um futuro brilhante em sua vida desperta.

Elas vivem em galhos de árvore, folhagens, buracos em tocos em decomposição, debaixo de pedras e buracos no chão. Estas cobras se alimentam, principalmente, de lagartos de pequeno e médio porte, outras serpentes, anfíbios e répteis. Ovípara, põe de 2 a 10 ovos que são incubados por 60 dias.

Percebe-se, portanto, que as cobras corais-verdadeiras causam acidentes graves, os quais são capazes de causar insuficiência respiratória e morte. Dessa forma, quem é picado necessita de auxílio médico imediato. Vale destacar que, como a maioria dos animais, essas serpentes não atacam se não se sentirem ameaçadas.

Calêndula. O cheiro intenso das flores de calêndula afasta as cobras e, para além disso, tê-la em seu quintal significa poder contar com uma série de propriedades medicinais atribuídas à calêndula.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Elas conseguem identificar a presença de outros animais por meio da vibração do solo. Esses répteis têm uma sensibilidade muito aguçada e conseguem reconhecer movimento a muitos metros de distância. Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um "fala, minha extensa consagrada". A cobra não vai ligar.

O que nós entendemos como ouvido são apenas ossos modificados para sentir as vibrações. Pelo solo, a cobra consegue sentir os passos da presa. O ouvido é modificado pra ter essas sensações ampliadas, e a serpente consegue sentir a presença de potenciais predadores ou presas. “A cobra sente tudo pela língua.

Use uma armadilha de cola.
Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos; Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões; Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.

Pegue uma lata de café ou achocolatado e faça alguns furos nas laterais. Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.

Se você encontrar uma cobra coral, ela tentará fugir e raramente irá picá-lo, porque não é uma cobra agressiva e só ataca quando se sente ameaçada. Porém, sua picada é muito dolorosa e seu veneno pode causar sérios danos ao sistema nervoso e ao coração.

Não existe tratamento específico. Pode-se aplicar no local da picada um anti-histamínico, sob recomendação médica. São comuns na Amazônia e em outras partes do Brasil.