O que atrai anu branco?

Perguntado por: efreitas6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Esta ave, também conhecida por rabo-de-palha, alma-de-gato e piririgua, tem uma característica singular: o cheiro, sentido à distância, que normalmente atrai sobre si morcegos hematófogos e outros animais carnívoros, como a coruja-buraqueira.

Nidificação: o ninho, semelhante ao do anu-preto, situa-se geralmente na forquilha de uma árvore e a cerca de 5 m do solo. Os 5 a 7 ovos verde-marinhos, revestidos de uma rede calcária branca e em alto relevo, são postos em ninhos individuais ou comunitários; no último caso o número de ovos pode chegar a 20.

Dizem os velhos, que em seus últimos momentos, quando ouvem o canto do Anú Preto que ele se traduz na frase “Sorria pois esse momento te levará ao paraiso”. Por isso é conhecido como o Porteiro da Sombra.

Ocorre principalmente em regiões de Mata Atlântica. Anu-branco (Guira guira) é ave da família Cuculidae e mede cerca de 38 centímetros.

Apesar de os seres humanos se concentrarem no ovo de galinha – e, na falta de vigor, de codorna -, os ovos de todas as aves podem ser comidos.

São essencialmente carnívoros, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes etc. Predam também lagartas peludas e urticantes, lagartixas e camudongos. Pescam na água rasa; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes, sobretudo na época seca quando há escassez de artrópodes.

Alimentação: Carnívoro, alimenta-se desde gafanhotos e percevejos até pequenas lagartas, largatixas e camundongos. Além disso, pesca em águas rasas e, periodicamente, quando a fome aperta, consome frutas, bagas, coquinhos e sementes.

Anu no Mito de Adapa
14 a.C.) narra a história do primeiro homem criado por Enki e dotado da sabedoria do deus.

A grande maioria das aves constrói o ninho nas árvores. Muitos escavam ou aproveitam cavidades existentes nos troncos das árvores como por exemplo o pica-pau e o mocho, respectivamente. É usual os ovos das aves que nidificam em cavidades serem completamente brancos uma vez que não necessitam de outra camuflagem.

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

Anúbis, também chamado de Anupo, é o deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Para isso, é associado ao olho de Hórus e também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós.

Divindade. Anu era o "senhor das constelações, rei dos espíritos e dos demônios". Anu habitava as mais altas regiões celestiais. Era tido também como juiz dos homens e dos deuses, tendo criado as estrelas do céu para o servirem como seus soldados, encarregadas de perseguir e punir os criminosos.

No Brasil, conhecem-se duas espécies: o anu-preto (Crotophaga ani) e o anu-coroca (Crotophaga major).

Nome popular: Anu-branco, rabo-de-palha, alma-de-gato; Nome científico: Guira guira; Características da espécie:O. anu-branco pertence a família Cuculiforme, pode medir de 36 a 42 cm de comprimento, podendo chegar a pesar até 168 gramas.

Os seus ovos são relativamente muito grandes, tendo de 17 a 25% do peso da fêmea. A cor dos ovos é verde-marinho e uma rede branca calcária em alto relevo se espalha sobre toda a superfície. Tanto há ninhos individuais, como coletivos.

Ave ocorre da Flórida à Argentina e em todo o Brasil, alimenta-se de insetos e aranhas e reproduz sons de alerta para o bando. O anu-preto (Crotophaga ani) pertence à família Cuculidae e mede cerca de 36 centímetros. A ave vive em bando e é conhecida como anu-pequeno ou ainda anum, no Pará.

Continuar lendo Onde vive o anu-preto?