O que atraiu os europeus para o Brasil?

Perguntado por: iespinosa . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas.

Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida.

Desde a proclamação da independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país.

Tópicos deste artigo

  • Econômica.
  • Condições climáticas e desastres naturais.
  • Guerras, conflitos e crises de caráter político ou socioeconômico.
  • Perseguições religiosas, étnicas e culturais.

Ela teve início com a chegada dos portugueses no ano de 1500, que teve como principal objetivo explorar as terras desconhecidas e, logo depois, iniciar o plantio de cana-de-açúcar. Vale ressaltar que, durante todo o período colonial e monárquico, a imigração no Brasil foi predominantemente portuguesa e africana.

A mudança de país, a busca por uma vida melhor, procura por qualidade de vida, tudo isso estimula a imigração na Europa. O número de imigrantes na Europa tem aumentado a cada ano e alguns países estão sofrendo com o grande fluxo de imigrantes.

Em 2019, os principais imigrantes de longo termo foram os nacionais da Venezuela e Haiti. Entre 2010 e 2019, as principais regiões a receber imigrantes de longo termo foram: Região Sudeste (276.761) representou 44% do total de registros, concentrados principalmente no Estado de São Paulo (209.764).

Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

No século XVI, a árvore ganhou importância, porque sua madeira era usada na construção de objetos. Mas a real importância do pau-brasil derivava da resina vermelha encontrada na madeira e que era utilizada na produção de um corante que tingia tecidos.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

A imigração, que tem relevância no que tange ao visto permanente, nos termos do parágrafo único do artigo 16, da Lei 6.815/80, objetivará, primordialmente, propiciar mão-de-obra especializada aos vários setores da economia nacional, visando à Política Nacional de Desenvolvimento em todos os aspectos e, em especial, ao ...

Esses migrantes são originários, principalmente, dos países vizinhos e vêm em busca de empregos em confecções, comércio, construção civil etc. Essa intensa migração para o Brasil alterou profundamente a nossa cultura.

A elite política defenderia que a importação de imigrantes europeus acabaria por possibilitar relações com a população nacional, de modo a constituírem famílias, tornando assim o Brasil mais branco, além de servirem de exemplo para a população do país, enobrecendo o trabalho manual, ensinando artesanato e novas ...

O estado de São Paulo foi a principal região de atração de imigrantes no Brasil (57% do total dos estrangeiros entrados no país), dentro de uma tripartição histórico-geográfica da imigração constituída por: 1) uma região central fortemente atrativa, os estados do Sudeste, caracterizada pelo sistema agroexportador, mas ...

Inaugurada em 1887, a Hospedaria de Imigrantes foi a primeira morada paulistana de milhares de estrangeiros e brasileiros de outros estados que escolheram viver em São Paulo. Suas principais funções eram acolher e encaminhar os imigrantes aos novos empregos.

Os principais fatores atrativos são: possibilidade de conseguir emprego, acesso a serviços básicos como hospitais e escolas, segurança, etc. No caso das migrações internas brasileiras é importante notar que as dificuldades econômicas e a busca por trabalho são os principais motivos para as pessoas migrarem.

A Europa sempre foi um continente de migrantes, pois sempre atraiu muitas pessoas que buscam melhores condições de vida. A maior parte desses migrantes vem de países do Oriente Médio, Ásia e África, que enfrentam graves problemas sociais, econômicos e políticos.