Qual é a cultura dos povos europeus?

Perguntado por: apinheiro4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A cultura europeia pode ser melhor descrita como uma série de culturas sobrepostas, e que envolve questões de Ocidente contra Oriente, e Cristianismo contra Islão. Existem várias linhas de ruptura culturais através do continente e movimentos culturais inovadores discordam uns dos outros.

A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a ...

Os primeiros europeus modernos subsistiam como caçadores e coletores em pequenos grupos nômades. Eles se deslocavam ao longo dos rios, avançando pelas margens do Danúbio desde a sua foz no Mar Negro até o centro e o oeste do continente. Durante milênios, o impacto de tais grupos foi insignificante.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

1. Russo. Talvez uma surpresa para muitos, russo encabeça o topo dessa lista como a língua mais falada da Europa, com 120 milhões de falantes no continente. Isso é bem interessante porque enquanto a maioria das línguas na Europa usa o alfabeto latino, russo usa o cirílico.

O maior grupo étnico da Europa é provavelmente formado pelos russos com cerca de 90 milhões estabelecidos na parte europeia da Rússia. Em seguida vêm os alemães (76 milhões), italianos (58 milhões), franceses (49 milhões), ingleses (45 milhões), espanhóis (42 milhões), ucranianos (40 milhões) e poloneses (40 milhões).

Curiosidades da Europa
Mais de 60 línguas são faladas no continente europeu. O seguro de saúde é obrigatório em alguns países da Europa. O euro é mais valorizado que o dólar desde 2002. O menor país da Europa é o Vaticano.

A “variedade-padrão” ou de prestígio do português europeu é baseada na variedade falada em Lisboa e Coimbra. No entanto, estão presentes no vocabulário português termos vindos de diferentes idiomas como o provençal, o persa, o chinês, o turco, o italiano, espanhol e muitos outros.

O cristianismo pode ser compreendido como a vertente religiosa que faz parte da tradição europeia.

A população europeia, principalmente da parte ocidental, apresenta várias características: alta escolaridade, elevado IDH, baixas taxas de natalidade e mortalidade, elevado número de idosos, baixa mortalidade infantil, elevada renda per capita e intensa urbanização.

Resumidamente, a história da Europa é confundida com a de grande parte do mundo. O continente foi descoberto por volta de 500 a.C., quando os gregos, inicialmente, dominaram e governaram a região. Eles fundaram as primeiras grandes cidades europeias e espalharam sua cultura pelo resto do mundo.

As diferentes paisagens que se formam com base na interação dos aspectos físicos, como os fatores climáticos, as formas de relevo, os tipos de vegetação e rede hidrográfica, desempenham um papel fundamental para que cada região europeia apresente características culturais próprias.

As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

Os europeus trouxeram novas doenças e costumes para a população nativa, usavam da mão de obra escrava dos indígenas para a produção agrícola e mineração. Mais do que roubar suas terras e riquezas, a entrada dos espanhóis nas terras indígenas, trouxe um câmbio cultural grande.

A bandeira europeia é o símbolo da União Europeia e da unidade e identidade da Europa numa aceção mais lata. É constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.

A Europa é formada por 50 países e alguns territórios dependentes. Desses países, o maior em extensão territorial é a Rússia, com cerca de 17.075.400 km2 (lembrando que o país é transcontinental e faz parte da chamada Eurásia) e o menor é o Vaticano com aproximadamente 0,44 km2.

A série de moedas de euro é constituída por oito denominações diferentes: 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cent, 1 e 2 euros. Todas as moedas de euro têm uma face europeia comum e uma face nacional. A face nacional identifica o país emitente. As faces comuns das moedas foram desenhadas por Luc Luycx, da casa da moeda belga.

O continente europeu é limitado pelos mares Mediterrâneo, Atlântico e Mar do Norte. O Mediterrâneo exerceu grande influência na estruturação das sociedades antigas, posto que era uma via marítima entre os três grandes continentes Europa, Ásia e África.

A primeira civilização bem conhecida da Europa foi as do Minoicos da ilha de Creta e depois os Micenas em adjacentes partes da Grécia, no começo do segundo milênio a.C.

Quanto aos fino-ugrianos, se acredita que viveram a oeste dos montes Urais, em algum momento entre 8000 a.C. e 4200 a.C. Isso significa que eles estão entre os povos mais antigos que viviam de modo fixo na Europa.