O que causa estado de torpor?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Neste caso, o torpor é um fenômeno através do qual os animais poupam energias para enfrentar condições adversas como baixas temperaturas, falta de alimento ou seca. O morcego e algumas espécies de pássaros entram em torpor, em curtos períodos do dia, quando o seu metabolismo está significativamente mais lento.

Torporoso: Redução da sensibilidade e dos movimentos corporais. Cujo estado demonstra torpor; pergunta sem reação aos estímulos. Que apresenta prostação, desânimo, insolência, apatia.

O torpor é o estado pré-coma. Ainda é possível acordar o indivíduo, mas por meio de um estímulo mais impactante, como provocar uma sensação dolorosa ou uma situação estressante. Coma é uma disfunção do cérebro.

Estupor é um estado de falta de resposta excessivamente profundo. As pessoas podem ser despertadas apenas brevemente por estímulo vigoroso, como chacoalhar repetidas vezes, chamar em voz alta ou beliscar. Coma é um estado de completa falta de resposta (exceto para determinados reflexos automáticos).

Sentimento de desânimo ou indolência; apatia ou prostração.

Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal. As aves consumiram a gordura armazenada, com objetivo de se manterem aquecidos durante a noite e continuarem vivos.

1 apatia, desânimo, inércia, inação, entorpecimento, indiferença, insensibilidade, abatimento, indolência, depressão, marasmo, melancolia, morrinha, letargia, letargo, desalento, alquebramento, acabrunhamento.

A hibernação é um tipo de resposta fisiológica a temperaturas frias e escassa disponibilidade de alimentos. Tecnicamente falando hibernação é um tipo de torpor. Torpor é um estado fisiológico em que a temperatura do corpo cai, a respiração e o ritmo cardíaco são reduzidos.

Epidemiologia do Rebaixamento do Nível de Consciência
A maioria dos casos é resultado de um distúrbio metabólico, geralmente distúrbio da glicose ou overdose de drogas, mas outras causas comuns incluem lesão cerebral traumática, massa intracraniana e, raramente, doença psiquiátrica.

Na prática clínica é extremamente comum o médico se deparar frente a um paciente com alteração do nível de consciência. Dentre as etiologias comuns que ocasionam essa alteração estão as causas metabólicas, tóxicas e infecciosas.

Abulia. Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.

Qualquer recuperação de um estado vegetativo é improvável após um mês se a causa tiver sido qualquer outra que não uma lesão na cabeça. Se a causa foi devido a uma lesão na cabeça, a recuperação é improvável após doze meses. No entanto, algumas pessoas melhoram em meses ou anos. Raramente, a melhora ocorre tardiamente.

Resposta exagerada do sistema nervoso que leva a uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro. Situações como dor intensa, medo, estresse emocional, visão de sangue ou lesões, ficar em pé por muito tempo ou em ambientes quentes e abafados podem causar essa resposta.

Estado de esgotamento físico e psíquico, acompanhado de grande astenia, incapacidade para o trabalho e sonolência.

O estado vegetativo é tipicamente caracterizado pela ausência de responsividade e percepção por causa de disfunção intensa dos hemisférios cerebrais, função cerebral intacta do tronco encefálico e, às vezes, simulação da consciência apesar da sua ausência.

Distinguem-se, quanto ao tônus muscular presente no quadro de estupor, o subtipo hipertônico, com rigidez muscular (que é a forma mais frequente), o normotônico (sem alteração do tônus) e o hipotônico, ou flácido (mais raro e geralmente associado a transtornos psico-orgânicos graves).

O TORPOR diferencia-se da HIBERNAÇÃO principalmente pela frequência que ocorre: a hibernação pode durar meses, já o torpor, é uma capacidade de diminuir o funcionamento do metabolismo por um curto período de tempo para que o animal se adapte às condições de um certo ambiente.

O termo coma deriva da palavra grega “koma”, que significa sono profundo, e descreve uma situação clínica de inconsciência com extrema irresponsividade, durante a qual o paciente é incapaz de reagir ao ambiente.