O que causa o silêncio de uma pessoa?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.

O que acontece é que quando não verbalizamos nossa experiência e não contamos das nossas necessidades não atendidas, a tendência é que os incômodos se acumulem e acabem sendo ditos de maneira que machuca.

Há o silêncio mudo do sono ou apatia ; o silêncio sóbrio que se passa com um animal de cara solene ; o silêncio fecundo da consciência, pastoreando a alma ,de onde emergem novos pensamentos; o silêncio vivo da percepção alerta, pronto para dizer: “Isso …

Constantemente se sente confusa
Por conta da manipulação psicológica, a vítima fica num estado de confusão permanente. Assim, começa a cogitar que não é uma boa pessoa ou que é até mesmo maluca. Por conta das manipulações vivenciadas, duvida de si mesma e não sabe se o que sente é verdade ou não.

Tratamento de Silêncio é uma forma de punir a vítima a curto prazo, a fim de ver ela se humilhando e IMPLORANDO para ter de volta o Amor (sensações) que o Narcisita lhe deu. Isso só o colocará ainda mais no controle e no PEDESTAL.

resolve tudo o silêncio neutraliza o silêncio faz o homem Pensar faz ele ter medo faz ele tem segurança. faz ele te de repente aquilo que ele sentia lá no começo do relacionamento com André não conhecia você pelos. sabia o que esperar de você não sabia qual vai seria sua reação.

O silêncio é, comumente, associado à ausência da fala. Ao senso comum, enquanto a fala é presença de comunicação clara e óbvia, o silêncio é compreendido à falta da fala, a falta da linguagem — ou à pausa. Essa compreensão, porém, não poderia estar mais distante da realidade.

O silêncio é um bem muito apreciado porque nos permite pausar e ponderar antes de agir ou falar. Precisamos cuidar de nosso ambiente para que não entre barulho excessivo, embora muitas vezes busquemos no silêncio o refúgio por medo de sermos julgados ou questionados.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

"O silêncio é a melhor resposta da verdadeira sabedoria." - Eurípides | O silencio, Sabedoria, Pensamentos.

Aumentar a capacidade de reter informações, potencializar a concentração, auxiliar no raciocínio para resolução de problemas. Estas são apenas algumas das vantagens que o silêncio oferece.

Como se ama o silêncio, os sons, os céus, Qual se amam cores e perfume e vida, Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!” Antônio Gonçalves Dias, poeta que consolidou o movimento romântico brasileiro.

Não fale com a pessoa.
Esse é o ponto mais básico do tratamento de silêncio. Não diga nada, mesmo que o outro tente puxar uma conversa. É importante não responder comentários, discussões ou até mesmo acusações. Se a pessoa insistir, deixe claro que não vai responder no momento.

Atualmente, o silêncio é compreendido pela psicanálise como uma forma de comunicação entre duas pessoas ou dentro de grupos terapêuticos. Deste modo, o silêncio faz função quando é interpretado e respeitado em seus momentos. De acordo com Rita Marta (2005), o silêncio sempre tem sentido, seja no individual ou coletivo.

Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

Recusar-se a ouvir e conversar com o filho ou o parceiro após uma briga —e até mesmo sumir e não retornar mensagens ou ligações telefônicas — são as principais formas do "tratamento do silêncio", uma espécie de abuso emocional que afeta a autoestima e provoca muito sofrimento em quem o recebe.

II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.