O que significa o silêncio de Maria?

Perguntado por: vrebelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Contemplando o silêncio de Maria, nós aprendemos que a graça renovadora de Deus só pode ser acolhida no silêncio, na quietude, na contemplação. Na vida de Cristo, sobretudo no desenvolvimento de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, o silêncio adquiriu um profundo significado.

No silêncio podemos nos acalmar e focar no mais importante: Deus. Jesus muitas vezes se retirava para lugares solitários, silenciosos, para estar sozinho com Deus. O silêncio é importante para ouvir a voz de Deus. Praticar ficar em silêncio durante algum tempo torna seu falar mais disciplinado.

Depois que nós aprendemos que o conhecimento se obtém no silêncio, e depois que, nesse silêncio, aprendemos mais sobre nós mesmos e sobre nossa própria corrupção, passamos a falar ainda menos, tendo como objetivo guardar a nós mesmos e ao nosso próximo dessa corrupção que vem do coração e sai pela boca.

O Sábado Santo nos convida ao exercício reflexivo do silêncio. É um dia onde as palavras do salmista adquirem um novo significado: “conserva-te, em silêncio, diante de Deus e espera n'Ele”. (Sl 37,7). Esta é a melhor resposta da fé, a única que convém diante dos sinais de morte que tentam ofuscar os sinais da Luz.

A devoção à Virgem do Silêncio surgiu na Irlanda em uma aldeia chamada Knock após aparição de Nossa Senhora no dia 21 de agosto de 1879.

É no aquietamento que residem todas as possibilidades para você encontrar a paz. Conta a lenda que um mestre meditava quando ouviu o coaxar de sapos. Ele tentava concentrar-se e não conseguia.

É a participação completa da natureza humana em Jesus, como Deus quis. Maria dá sua colaboração humana sabendo viver esse mistério e oferecendo-nos um exemplo de como nos apropriar dele: Maria guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.

Para não piorar as coisas, afaste-se e não diga nada.

  1. Você pode tentar explicar as coisas ou defender suas ações, mas é melhor não falar nada.
  2. Durante uma discussão acalorada, mude o foco para ouvir a outra pessoa, e sem dizer nada. ...
  3. Controle seu emocional e não fale nada por raiva.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

Saber ouvir e saber calar: nisto consiste o supremo valor do silêncio. Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão. Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois. E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...

Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Neste silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.