O que colocar no currículo como pontos fracos?

Perguntado por: udias . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

11 exemplos de pontos fracos que você pode ter, para explicar nas entrevistas de empregos

  1. #1 Eu me concentro demais nos detalhes. ...
  2. #2 Tenho dificuldade em abandonar um projeto. ...
  3. #3 Tenho dificuldade em dizer “não” ...
  4. #4 Fico impaciente quando os projetos vão além do prazo. ...
  5. #5 Eu poderia ter mais habilidade com…

Exemplos comuns de pontos a melhorar

  • Dificuldade de falar em público.
  • Falta de habilidade em resolver conflitos.
  • Não reage bem ao trabalho sob pressão.
  • Dificuldade com horários e prazos.
  • Dificuldade para trabalhar em equipe.
  • Falta de uma habilidade necessária (ex. saber outro idioma, mexer em um programa de computador, etc)

Motivação: Finalmente, você pode responder à pergunta “por que devemos te contratar?” destacando sua motivação e entusiasmo pelo cargo ou empresa. Isso pode incluir sua paixão pela área de atuação, interesse no setor ou desejo de fazer a diferença na empresa.

Fuja dos clichês que se usam em uma entrevista de emprego, como "sou perfeccionista" ou "sou viciado em trabalho". Se realmente quer apontar estes defeitos, contorne a situação. Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”

Exemplo: como falar dos seus defeitos na entrevista de emprego. Meu maior defeito é ser extrovertido. Por exemplo, no meu emprego anterior, eu sempre gostava de conversar com os meus colegas e isso fez com que todo o grupo tivesse que trabalhar até mais tarde em algumas ocasiões.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

Dito isso, veja quais defeitos citar em uma entrevista:

  • Dificuldade para trabalhar com rapidez. ...
  • Dificuldade para falar em público. ...
  • Dificuldade para administrar o tempo. ...
  • Necessidade de melhorar a escrita. ...
  • Ser hiperativo e agitado. ...
  • Confiar demais nas pessoas. ...
  • Querer agradar a todos.

Porque eu sou um profissional determinado, proativo e comprometido com os resultados da empresa. Já me vejo aqui, trabalhando e colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X para que esta empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados”.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Feedback negativo: o que é, como dar e melhores práticas para estruturar o seu

  1. Encontre na medida certa.
  2. Tenha essa conversa diretamente.
  3. Ofereça a solução.
  4. Seja honesto.
  5. Cuide ao começar pelos elogios.
  6. Evite falar sobre as características pessoais.
  7. Estruture as etapas do feedback.

Dica Valiosa: A melhor forma de explorar seus pontos de melhoria é fazer um histórico de como e quando você os identificou, quais os feedbacks que você já recebeu a esse respeito, e destacar as providências que você já tomou e/ou está pensando em tomar para superar essas dificuldades.

Para identificar os seus próprios pontos de melhoria é necessário ter autoconhecimento. Com o autoconhecimento podemos identificar quais características nossas precisam ser mudadas ou aprimoradas. Além disso, com o desenvolvimento do autoconhecimento podemos também respeitar e saber os nossos próprios limites.

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Em relação ao conceito, vemos que defeito é qualquer desvio de um requisito esperado. Ou seja, qualquer característica de algo ou alguém que não alcance nossa expectativa é um defeito. Inclusive, isso pode afetar ou não a capacidade disto em desempenhar uma função requerida.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Na resposta para a pergunta como você se vê daqui a 5 anos, construa um discurso mais genérico, como um esboço do que você imagina para os próximos anos da sua carreira. Também é muito importante ser claro, realista e sincero na hora de responder.

Apresente seu objetivo profissional mostrando como você pretende contribuir para o empregador. Alinhe seu plano de carreira e expectativas com o que a empresa tem a oferecer. Explique como você pretende crescer junto com a firma. Seja específico, conheça a empresa para dizer de forma concreta como você pode ajudar.