O que comer no café da manhã com candidíase?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Folhas verde-escuras cruas. As folhas verde-escuras têm um forte efeito desintoxicante. Quando os fungos da candidíase começam a morrer, eles liberam toxinas. Para eliminar essas toxinas, consuma bastante rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.

O consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas não contribuem para a candidíase? Mito - Principalmente as bebidas fermentadas, como a cerveja, também podem contribuir para o desequilíbrio da microbiota como um todo, favorecendo o crescimento fúngico e acabam piorando os sintomas da candidíase.

O que evitar:
Açúcares e carboidratos refinados e simples, como: biscoitos, arroz branco, macarrão e pão branco. Esses alimentos devem ser evitados, pois além de nutrir a cândida, o doce modifica o pH intestinal.

Quem sofre com a Candidíase de Repetição precisa evitar alimentos de alto índice glicêmico (bolos, pão, chocolate, massas), que fazem com que o fungo tenha maior expressão. Escolher arroz e macarrão integral, substituir os doces (bolo, sorvete, chocolate) por uma fruta podem te ajudar a controlar a doença.

Antifúngicos naturais e ervas: alho, cebola, óleo de coco, tomilho, alecrim. Além desses alimentos que melhoram a síndrome fúngica, é importante também ter hábitos de vida saudáveis, boas noites de sono e incluir atividades físicas para o controle de estresse.

O zinco também deve fazer parte da alimentação da mulher com crises repetidas de candidíase, e pode ser obtido por meio do consumo de farelo de trigo, moluscos e peixes como o arenque. Por fim, a vitamina A também desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico.

Os aditivos presentes nas carnes processadas, como os nitratos e nitritos, são tóxicos e afetam o sistema imune, tornando o organismo mais suscetível à ação de fungos. Além disso, os processados têm substâncias inflamatórias, como o sódio, e açúcares (como a dextrose), que pioram os quadros de candidíase.

Chás que combatem a candidíase
Uma delas é a uva-ursina, folha com propriedades antifúngicas.

Tratamento e prevenção para a candidíase
Boas noites de sono e atividades que amenizem o estresse também evitam o quadro. O consumo de vitamina D e probióticos (bactérias que fazem bem) também costuma ser eficaz em pacientes que apresentam os sintomas repetidamente.

A lista de alimentos que se deve evitar durante uma crise de candidíase inclui: Frutas com alto teor de açúcar como abacaxi, banana, uva e manga; Carnes processadas como salsicha, linguiça e presunto contêm aditivos, além de sódio em excesso.

Reduza o consumo de farinhas refinadas e de alimentos que a contenham na sua composição (tapioca, farinha de trigo branca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, farinha de arroz, pão, bolo, biscoitos, torradas e afins). Esses alimentos transformam-se rapidamente em açúcar, servindo de alimento para a cândida.

Mas, para aliviar o incômodo e evitar que os episódios aconteçam em repetição, é preciso adaptar a dieta e restringir alguns ingredientes. Dessa maneira, a Candida Albicans precisa de um ambiente ácido para se reproduzir. Então, o primeiro passo é descartar doces, carboidratos simples, gorduras e proteínas animais.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

Portanto, para começar a se livrar dela você tem que se fortalecer e deve evitar durante algum tempo: açúcar, pão, bolo, biscoito, gordura, queijos fermentados, cereais refinados e suas farinhas, batatas de todos os tipos, nozes, frutas secas, frutas doces, suco de laranja, vinagre, qualquer coisa que contenha fermento ...

São exemplos de alimentos probióticos os fermentados como o chucrute, kimchee, kombucha, kefir, gengibre em conserva, pepino em conserva, beterraba fermentada, iogurte natural, entre outros. Mas os probióticos também podem ser encontrados em cápsulas ou em sachês vendidos em farmácias.

Carboidratos complexos são excelentes alimentos para o controle da candidíase. Entre eles, estão: Aveia.