O que corta o efeito do energético?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Tome muita água: A cafeína também tem um efeito diurético que desidrata o nosso corpo se não for bem controlada. Tomar água ajuda na recuperação de minerais que o seu corpo pode ter perdido na desidratação por cafeína, fazendo com que você se sinta melhor.

Entre os itens que podem prejudicar seu sono, fique longe de chocolate, pimenta e gengibre. Já para acalmar e auxiliar na hora de dormir, você pode tomar chás de camomila, erva-cidreira, maracujá, erva-doce e valeriana.

Abuso de bebidas energéticas pode causar tremores, dor de cabeça e aumentar as taxas de contração do coração. Beber uma latinha eventualmente não apresenta riscos, mas a superdosagem de bebidas energéticas pode causar reações como tremores, diarreia e dor de cabeça.

A especialista diz ainda que se a pessoa venha a ter esses sintomas, é importante que ela se hidrate bastante, principalmente se fez o consumo com álcool, ingerindo bastante água. Em alguns casos, é preciso buscar hospitalização para receber a hidratação intravenosa, possivelmente administrada com glicose.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

No que diz respeito à overdose, os sintomas são mais intensos: delírios e alucinações, tontura, diarreia, convulsões, febre, sede, dificuldade para respirar, dor no peito e espasmos musculares. Se você sente isso ao tomar bebidas com cafeína, é hora de repensar o consumo e adquirir novos hábitos.

120 minutos

Nos tecidos, está presente principalmente nos músculos, no coração, retina, sistema nervoso central. Testes mostraram que a taurina tem seu pico de ação no organismo 120 minutos após o consumo.

Veja, a seguir, algumas atitudes que podem ajudar.

  1. Vá para um lugar tranquilo. Não são poucos os relatos de drogas misturadas a uma bebida e oferecidas a outras pessoas em boates. ...
  2. Baixe os níveis de cortisol. ...
  3. Tenha uma companhia de confiança. ...
  4. Busque auxílio especializado. ...
  5. Aquecimento corporal. ...
  6. Convulsões. ...
  7. Consumo de água.

“É preciso evitar o consumo em excesso porque pode provocar ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, comprometendo o sono”, explica o médico. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir.

“Além disso, os efeitos do energético, como ansiedade, taquicardia e zumbidos podem comprometer diretamente o sono. Portanto, especialmente para os apneicos, é fundamental evitar a ingestão dessa bebida no fim da tarde e no período da noite”, ressalta.

A Monster contém 36 mg de cafeína e não contém taurina. Não há um risco específico de associação com Pondera* (paroxetina). Em algumas pessoas, a paroxetina pode causar sonolência e esta pode melhorar com o uso de cafeína.

O problema está em determinadas combinações: neste caso, álcool e energético são uma “bomba” para o sistema simpático, que recebe uma carga estimulante muito alta. Como consequência, o coração pode ficar muito acelerado, causando arritmias e males súbitos, como desmaios.

Em excesso, a cafeína por causar insônia, batimentos acelerados, dor de estômago, delírios, tontura, vômito, diarreia, letargia, dificuldade para respirar, espasmos musculares e, em casos raros, até levar à morte. “Não existe nenhum estudo que controle ou comprove danos no consumo de energéticos dentro do recomendado.

Art. 1º Fica proibida a venda, a oferta, e o consumo de bebida energética, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade. Art. 2º Os estabelecimentos que comercializam produtos energéticos ficam obrigados a afixar avisos em locais de fácil visualização sobre a proibição prevista nesta Lei.