Quando o energético não faz efeito?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Você já tomou alguma bebida cafeinada e não sentiu os efeitos energéticos que ela proporciona? Pode ser que você seja resistente à cafeína. Segundo a Euromonitor International, em 2020, cada brasileiro consumiu 826 xícaras de café, cerca de duas por dia, e gastou R$127,20 durante o ano com o produto.

A cafeína apenas bloqueia o processo natural, como se mascarasse a função intrínseca da adenosina. Desta forma, as células continuam a produzi-la e a adenosina vai-se acumulando no organismo. No momento em que a cafeína desvanece, o efeito de sonolência será, consequentemente, mais forte.

Então, esse sono depois do café pode estar relacionado às reações do seu corpo — simples assim. Para terminar, o café é uma substância diurética; assim, é possível que você esteja ficando desidratado, o que pode causar sensação de cansaço.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Nos 45 minutos iniciais, há um pico (da substância) na circulação, deixando o indivíduo mais alerta, atento, concentrado. Reduz-se o cansaço, a fadiga mental. Depois, o efeito da cafeína começa a cair e vem o efeito do açúcar", explica a pesquisadora.

Como o energético age no organismo? Em até 10 minutos, a bebida energética tem o poder de aumentar a sua frequência cardíaca, e cerca de 45 minutos após a ingestão, gerar um pico de cafeína na circulação.

  • 3.1 1. Red Bull.
  • 3.2 2. Monster Energy.
  • 3.3 3. TNT Energy Drink.
  • 3.4 4. Flying Horse.
  • 3.5 5. Burn.
  • 3.6 6. NOS.
  • 3.7 7. Fusion Energy Drink.

É comum que as pessoas consumam energéticos para espantar o sono e manter o cérebro em “alerta”. Mas de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Nutrition Reviews, o único ingrediente que causa esse efeito é a cafeína. As informações são do Daily Mail.

O café, o chá preto, o chá mate e o chá verde são alguns alimentos que ajudam a tirar o sono por serem ricos em cafeína, uma substância que tem ação estimulante no sistema nervoso central, aumentando o foco e a concentração.

Mastigar chiclete pode ser a solução para quem quer se manter acordado durante o dia, porque aumenta a circulação e ativa várias regiões do cérebro. Além disso, pode ajudar as pessoas a se concentrarem em provas, reduzir a ansiedade e aumentar a compreensão na leitura.

É uma droga estimulante que funciona entupindo os "sinais de cansaço" no cérebro. Um produto químico no cérebro, chamada adenosina, desempenha um papel importante na forma como nos sentimos cansados, que tende a acumular-se ao longo do dia, levando-nos a ficar com sono à noite.

Cafeína mantém você acordado ao bloquear a adenosina, uma Page 14 13 substância cerebral que ajuda a dormir. Para alguns uma xícara de café de manhã pode significar uma noite de insônia.

O primeiro sinal do problema aparece quando o café deixa de fornecer o mesmo aumento de energia como de costume. Outro indício é a leve dor de cabeça que a pessoa sente quando a cafeína começa a sair do organismo. Tolerância à cafeína – quando uma xícara de café não é suficiente para ter disposição.

Quais são os benefícios? Energéticos e termogênicos possuem ação estimulante para o organismo, ou seja, contribuem para o aumento da temperatura corporal durante a prática de exercícios, o que ocasiona um melhor desempenho e metabolismo, maior queima de calorias e até mesmo redução de apetite.