O que corta o efeito Rivotril?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Consumo de álcool. Depressores do sistema nervoso central. Medicamentos que agem no sistema nervoso. Alguns medicamentos para o estômago.

Exemplos de medicamentos que devem ser usados com muita cautela ou simplesmente não usados juntamente com o clonazepam são alprazolam, amitriptilina, fenobarbital, clorpromazina, diazepam, valeriana, entre muitos outros.

“A administração via oral começa a ter efeito dentro de 30 a 60 minutos e continua agindo por pelo menos 10 a 12 horas”, diferencia a psiquiatra.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

A cafeína do café pode contrapor-se aos efeitos tranquilizantes e sedativos do Rivotril* (clonazepam), alprazolam e do Assert* (sertralina), mas em princípio não há por que não tomar, em quantidades permitidas por seu médico.

Tomar antidepressivo e Rivotril com leite pode cortar o efeito? Olá! Não se preocupe, os medicamentos continuam fazendo efeito. Inclusive, o leite é um rico alimento.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

A mistura entre o álcool e os compostos medicamentosos não é aconselhada, já que pode promover prejuízos à saúde do paciente e diminuir a eficiência do tratamento medicamentoso. Isso acontece porque o álcool pode tanto potencializar quanto reduzir o efeito de algum remédio.

1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Rivotril e bebida alcoolica não combinam! Evite a todo custo este tipo de associaçao, pode causar sonolência, tontura ou até coma. Vale lembrar que o Rivotril pode causar dependência.

Usar cocaina e misturar com outras drogas são condutas de elevado risco à saúde e a sua integridade social. Em todo caso, a cocaina é estimulante e o Rivotril é uma medicação depressora. A tendência é que ambos anulem o efeito um do outro.

A meia-vida dele varia de 20h a 50h. Meia-vida é o tempo que leva para o nível do medicamento no sangue cair pela metade. E depois que cai pela metade, continua caindo lentamente.

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

A dose inicial do clonazepam em gotas é de 2 a 3 gotas (0,2 mg a 0,3 mg) tomadas duas vezes por dia. Pode-se aumentar 1 a 2 gotas em cada tomada a cada três dias, até atingir a dose alvo diária de 1,0 a 2,0 mg por dia.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Se sua dúvida é se quem toma clonazepam pode tomar café, a resposta é que não há nenhuma interação perigosa entre as duas substâncias (clonazepam e a cafeína, substância ativa do café).

Continuar lendo O que corta o Rivotril?