O que dar para um filhote de maritaca?

Perguntado por: ajordao3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A resposta para “o que a maritaca come” varia entre uma maritaca filhote e uma adulta. Se ela tiver menos de 50 dias, for muito pequena e ainda não tiver penas, só pode comer coisas líquidas, de preferência com uma seringa. O indicado são papas industriais para filhotes de psitacídeos, sempre morna (38 graus Celsius).

Já no caso de maritacas recém-nascidas, a alimentação deve ser feita a partir de uma preparação de 200ml (no máximo) de um pouquinho de aveia e água, dando com uma seringa. As aves são intolerantes à lactose e o leite nunca deve ser oferecido para aves.

Alimentos proibidos:
Alface, semente de girassol, melancia, abacate, pão, bolo, bolacha, produtos industrializados, arroz, leite, café, chocolate…

A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.

Considerado um inimigo da saúde no passado, hoje o ovo é lembrado por ser um alimento pouco calórico e rico em nutrientes — um ótimo exemplo são as proteínas, fundamentais para o organismo das aves e de outros animais. Assim, seu papagaio pode comer ovo cozido, pois o alimento acaba sendo benéfico para o pet.

Se quiser fazer papinha para maritaca, você pode misturar gema de ovo cozida com maçã (ou pera) ralada ou fazer uma mistura de frutas amassadas com água. É só esquentar um pouco até encorpar, esperar esfriar e dar em uma seringa para a maritaca. Quando ela se acostumar, você pode começar a introduzir os sólidos.

Frutas favoritas que as maritacas comem
Em relação às frutas, as maritacas costumam comer banana, maçã (sem sementes), manga, mamão, melão, e goiaba, ou seja, frutas doces e bem maduras.

Podemos oferecer espinafres, brócolis, escarola, cenoura, rabanete, alho-poró, talos de aipo e pimentão.

Mesmo que o leite não seja uma boa alternativa, podes dar-lhes derivados lácteos sem sal como o queijo fresco ou o iogurte.

As papinhas a base de água são as mais indicadas, já que oferecer apenas a água pode ser prejudicial. Os pássaros respiram por um pequeno buraquinho em sua língua, e caso o filhote esteja fraco demais, poderá se sufocar com a água.

Se um bando de papagaios e maritacas encontrar uma plantação de milho, provavelmente vai devorá-la. Afinal, os grãos atraem bastante os papagaios. O bico dos papagaios é adaptado para quebrar sementes duras ou cascas. Então, se você tem dúvidas sobre oferecer milho cru aos papagaios, saiba que é possível.

Não há nenhum problema em oferecer feijão cozido para a ave. Inclusive, é um alimento que ela aprecia.

O tomate é um dos alimentos que os papagaios não devem comer, pois pode fazer mal à saúde do animal. Chocolate e outros tipos de doces também podem ser prejudiciais para a saúde das aves.

Alimentação balanceada. É importante que esta informação seja bem compreendida: maritacas são aves silvestres. Isso quer dizer que, em condições naturais, as maritacas voam em busca de alimentos variados, sadios e frescos. Por esse motivo, sempre forneça alimentos frescos e sadios, em quantidades adequadas.

O período entre a postura os ovos e a saída dos filhotes do ninho leva e 40 a 60 dias. Após esse período técnicas de prevenção podem ser aplicadas a fim de evitar que na próxima temporada reprodutiva, um novo casal nidifique no local.

Eles podem gritar para cumprimentá-lo ou para chamar o seu "bando" de volta para casa (mesmo quando o animal for o único papagaio da casa). Em alguns casos, eles gritam quando estão animados ou entediados demais, em outros, por estar barulho ou silêncio demais na casa.

Os espelhos são um dos brinquedos para cacatua, calopsita, maritaca e vários outros tipos de pássaros. Eles causam bastante distração e entretenimento para as aves, que ficam se olhando. Além disso, podem acompanhar sinos que fazem um barulhinho que os passarinhos adoram!

Ideal para Calopsitas, Maritacas, etc. Valor: $ 120,00 os dois.

A resposta é não! Embora não seja um alimento tóxico para os psitacídeos, ordem da qual também fazem parte as calopsitas e as cacatuas, a batata-doce não é a melhor opção de vegetal. Devido ao alto índice calórico, ela favorece o ganho de peso.

Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho.

Mamão, maçã e banana são as frutas prediletas das aves. Mas as sementes também podem ser uma ótima escolha. “Elas são importantes por ser alimentos que os pássaros conseguem encontrar facilmente na natureza.