Quantos tipos de maritaca existe?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Existem vários tipos de maritaca pela América do Sul. No Brasil, podemos encontrar três delas: a maritaca de cabeça azul, a maritaca verde e a maritaca roxa, sendo a maritaca verde a mais popular de todas.

Só que as maritacas não conseguem reproduzir palavras da mesma forma que os papagaios, mas emitem um som muito alto, que pode ser reconhecido de longe. Além disso, essas aves costumam viver em bandos e fazer muito barulho, principalmente quando estão voando.

Para adotar a ave legalmente, só em criadouros autorizados que contenham registro de comercialização, nota fiscal e certificado de origem da maritaca. Atenção: adoção de aves silvestres não autorizadas pelo IBAMA é considerada crime, além de fomentar o tráfico de animais silvestres no país.

25 anos

Gratuito. Criação do processo no SEI! MG referente à criação amadora de passeriformes da fauna silvestre nativa.

A Polícia Militar Ambiental reforça que a caça, a captura, a apanha destes animais é considerada crime ambiental, o autor pode ser responsabilizado criminal e administrativamente por meio da aplicação de multa no valor de R$ 500,00 por animal capturado.

Como são aves silvestres, nunca alimente suas maritacas com produtos industrializados ou adoçados artificialmente.

Comida para maritaca
Goiaba, laranja, manga, caju, manga e coco e outras frutas doces podem ser oferecidas sem problemas a maritacas adultas. Em menor quantidade, sementes e castanhas também podem ser aceitas na alimentação das maritacas.

sob ataque e começou a falar pra só ela tinha seis meses de.

Os espelhos são um dos brinquedos para cacatua, calopsita, maritaca e vários outros tipos de pássaros. Eles causam bastante distração e entretenimento para as aves, que ficam se olhando. Além disso, podem acompanhar sinos que fazem um barulhinho que os passarinhos adoram!

Saiba por que não é recomendado dar arroz para papagaio
Se está se perguntando se papagaio pode comer arroz branco, saiba que este é um alimento rico em carboidratos, mas relativamente pobre em outros nutrientes importantes para o organismo das aves, como vitaminas e minerais.

Como cuidar de uma maritaca
Para isso, você pode forrar a gaiola com jornais e colocá-la num lugar que receba sol. Depois dos 50 primeiros dias de vida, você pode transferi-la para uma gaiola maior, onde ela tenha espaço para bater suas asas, e alimentá-la.

Maritacas: aves falantes, coloridas e admiráveis
Neles, as aves já são criadas em cativeiro e tendem a se adaptar com mais facilidade ao ambiente doméstico. Assim, você não prejudica o ecossistema brasileiro e não comete nenhum crime ambiental!

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Os tremores podem indicar que o pet está com frio
Assim como os humanos e outros animais, as aves podem sentir as mudanças de temperatura, especialmente se a gaiola estiver em alguma região de correnteza de vento.

Melhor forma de atrair
Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirindo o bichinho de um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira um animal de seu habitat ou compra por meios ilícitos não tem como legalizá-lo depois.

Jandaia é uma ave brasileira também conhecida como maritaca e periquito-rei. Possui bico negro, intensa cor laranja, apenas com as asas e cauda verde-azuladas. Vivem rigorosamente em casais. Para dormir reúnem-se em bandos.