O que defende Malinowski?
Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. Palavras-chave: funcionalismo, cultura, crença, antropologia.
Qual foi o método científico e descritivo criado por Franz Boas e Bronislaw Malinowski no desenvolvimento da antropologia social?
O método evolucionista tentava, ao molde das ciências naturais, estabelecer leis universais de desenvolvimento da civilização que, analiticamente aplicadas a diferentes povos, alocaria eles em diferentes estágios civilizacionais justificáveis por relações causais.
Qual foi a proposta de Malinowski?
O método proposto por Malinowski compreende uma investigação aprofundada da vida nativa de modo que o etnógrafo possa compreender a organização social da vida tribal, sintetizados através da compreensão do ponto de vista nativo.
Qual é a importância de Malinowski para a antropologia?
O capítulo 3 do livro é considerado uma das principais contribuições de Malinowski para a antropologia, por apresentar uma abordagem detalhada e empírica de um sistema de trocas cerimoniais e seu significado para a cultura e a vida social dos trobriandeses.
Qual a obra mais importante de Malinowski?
Os trabalhos de Malinowski sobre a vida sexual e a família de aborigines da Melanésia tornaram-se suas obras mais populares.
Quem criou o conceito de etnografia?
De acordo com Laplantine (2003), o antropólogo Franz Boas (1858-1942) pode ser considerado o pioneiro da Etnografia. Foi o primeiro a afirmar a sociedade como uma totalidade autônoma e o primeiro a estudar a sociedade por meio dessa totalidade.
O que defende o funcionalismo?
O funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade. Segundo essa teoria, a sociedade é vista como um sistema composto por diferentes partes interdependentes que funcionam em conjunto para garantir a ordem e a continuidade social.
Quais são os princípios do funcionalismo?
O princípio-base do funcionalismo é delineado da seguinte forma: a natureza das funções linguísticas determina a estrutura da língua. Sendo assim, é de acordo com as funções linguísticas que se transformam a estrutura fônica, a gramatical e a composição do léxico.
Qual é o método do funcionalismo?
O método funcionalista é um método de procedimento que consiste em analisar os diversos elementos que compõe uma sociedade como fossem integrantes de um corpo vivo.
O que defende a teoria do evolucionismo social?
O evolucionismo social afirma que as sociedades evoluem ao longo do tempo, acreditando, com isso, que algumas se tornem superiores a outras. Essa ideia está diretamente ligada à prática do colonialismo, onde sociedades consideradas superiores exploram as ditas inferiores com a finalidade de fazer delas colônias.
Quais os três objetivos da antropologia cultural proposta por Franz Boas?
Os esforços de Boas na antropologia cultural eram sumariamente três: separar o conceito de cultura do conceito de raça, entender a importância da linguagem para a formação da cultura, e promover uma análise relativista da cultura, que evitasse o etnocentrismo.
Quais são as principais teorias antropológicas?
São quatro as principais escolas antropológicas elencadas pela literatura científica da área. Elas ficaram conhecidas como Escola Evolucionista, Escola Funcionalista, Escola Difusionalista e Escola Estruturalista. Vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas!
Quais são os três instrumentos de trabalho do antropólogo em seu entendimento?
Resumo. O Olhar, o Ouvir e o Escrever são destacados pelo autor como constituindo três momentos especialinente estratégicos do métier do antropólogo.
O que significa o Kula?
O Kula é uma extensa forma de comercio de caráter intertribal praticada por comunidades localizadas em um largo anel de ilhas, formando um circuito fechado.
O que é a cultura para a antropologia?
Define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, 'relacionada ao tempo', de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se "empilhem" no interior dos grupos humanos.
Quais as ideias centrais da antropologia estruturalista?
A gênese do estruturalismo sustenta que a atividade humana e tudo o que advém dela são construídos. A corrente considera que nem mesmo o pensamento e a percepção são naturais. A atividade humana, no estruturalismo, é carregada de significado como a consequência do sistema de linguagem que operamos.