O que defende os monoteístas?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.

Os monoteístas no mundo contemporâneo: judeus, cristãos e muçulmanos.

Partindo dessa ideia, o politeísmo propõe os deuses limitados tendo também algumas das necessidades humanas como apetites, enquanto o monoteísmo centra no deus uno tido como perfeito, mas não exclui a necessidade no monoteísmo.

A religião é uma das primeiras formas que o homem encontrou de produzir sentido para a sua vida. Há dois tipos principais: as religiões politeístas, que cultuam vários deuses; e as monoteístas, que cultuam um único deus. A primeira religião monoteísta foi o Judaísmo, depois apareceram o Cristianismo e o Islamismo.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

apresentam algumas características comuns, dentre as quais as mais importantes são a aceitação de Jesus como um “homem simples” (nudus homo); a observância da Lei judaica e a rejeição aos ensinamentos de Paulo.

De todas as religiões monoteístas, o Judaísmo é a mais antiga.

Os hebreus se diferenciam dos outros povos da antiguidade pois eram os únicos povos monoteístas.

Ao aceitar uma proposta de aliança com Deus, Abraão mudou a História. Deixou o culto politeísta da sua tribo e intuiu, "inventou" o Deus único. A sua viagem mudou a História. Tornou-se na referência inaugural para judeus, cristãos e muçulmanos.

Maiores religiões do mundo: conheça as crenças que mais movimentam fiéis

  • Cristianismo.
  • Islamismo.
  • Hinduísmo.
  • Ateísmo/ Agnóstico.
  • Budismo.
  • Espiritismo.
  • Judaísmo.

As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.

A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo. As divindades possuem os mesmos sentimentos humanos, sendo que muitos deles estão ligados à natureza.

Origem do Monoteísmo
Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas. No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

Aquenáton

A revolução de Aquenáton, o faraó que acabou com 2 mil deuses e instaurou o monoteísmo no Egito. Desde o início de seu reinado, o faraó Aquenáton e sua mulher Nefertiti decidiram desafiar todo o sistema religioso do Antigo Egito.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha.

Judaísmo é uma das três principais religiões monoteístas do mundo. A crença considerada como religião, filosofia e modo de vida é a mais antiga tradição religiosa do mundo que prega a existência de um único deus.