O que determina a lei de Faraday?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Lei de Faraday ou Lei de Indução Eletromagnética, enuncia que quando houver variação do fluxo magnético através de um circuito, surgirá nele uma força eletromotriz induzida. Essa lei foi estabelecida por Michael Faraday, em 1831, a partir da descoberta do fenômeno da indução eletromagnética.

A lei de indução de Faraday afirma que a corrente elétrica induzida na espira é devida à variação do fluxo magnético que ocorre através da espira. (as linhas de campo são perpendiculares à normal ao plano da espira). Isso significa que nenhuma linha de campo atravessa a espira.

A lei de Lenz enuncia que, quando houver uma variação de fluxo magnético sobre um condutor fechado, surgirá, nesse condutor, um campo magnético que se oporá a tal variação. Essa lei é uma consequência direta de um princípio da física conhecido como conservação da energia e complementa a lei de indução de Faraday.

Foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo podemos citar o ...

O faraday é a carga em coulomb associada a um mol de elétron. Assim a constante de faraday é 96485 C/mol.

De modo análogo, a teoria clássica que chamamos de Eletromagnetismo é estruturada por quatro leis: lei de Gauss para a Eletricidade (que inclui a lei de Coulomb), lei de Gauss para o Magnetismo, lei de Ampère-Maxwell e lei de Faraday-Lenz.

Michael Faraday dedicou muito tempo na realização de pesquisas. Utilizando uma barra de ferro onde havia duas bobinas enroladas, ele percebeu que, ao ligar ou desligar uma das bobinas na bateria, na outra passava uma corrente elétrica, além disso, essa corrente durava pouco tempo, ou seja, desaparecia em instantes.

Alguns anos mais tarde, em 1833, Michael Faraday comprovou as relações quantitativas existentes entre a corrente elétrica e uma dada reação química ocorrida durante a eletrólise.

Faraday realizou diferentes experimentos, em um deles descobriu que, quando se move um ímã em direção a uma bobina condutora (também conhecida como solenoide), uma corrente elétrica percorre-a. Ele havia descoberto o princípio da indução eletromagnética.

Lei de Lenz é uma generalização da lei da indução eletromagnética de Faraday, de acordo com ela, a força eletromotriz induzida sempre se opõe a variações de fluxo magnético. A lei de Lenz é uma generalização da lei de Faraday, que descreve o fenômeno da indução eletromagnética.

O que a Lei de Ampère controla? Em outras palavras, a Lei de Ampère é responsável por nos explicar como acontece o campo magnético gerado em um fio retilíneo que está sendo, simultaneamente, percorrido por uma corrente elétrica.

Como uma forma de complementação à lei de Faraday, utilizamos a lei de Lenz.

Fluxo magnético
Trata-se de uma grandeza escalar, medida em weber (Wb), que depende de fatores como a intensidade do campo magnético, a área do condutor e o ângulo formado entre as linhas de campo magnético e a direção normal à área do condutor.

Ela surgiu como um experimento científico, desenvolvido pelo físico inglês Michael Faraday no ano de 1836, e ainda hoje é utilizada para proteger circuitos elétricos sensíveis à incidência de ondas eletromagnéticas de diversas frequências.

Uma das mais importantes aplicações da indução eletromagnética é na geração de energia elétrica. Com essa descoberta passou a ser possível a geração deste tipo de energia em larga escala.

Fluxo magnético é uma medida do campo magnético total que atravessa uma área específica. É uma ferramenta útil para ajudar a descrever os efeitos da força magnética sobre um corpo que ocupa uma determinada área.

Ela afirma que a direção sempre será oposta à variação do fluxo que a produziu. Isso significa que qualquer campo magnético produzido por uma corrente induzida estará na direção oposta à variação do campo original.

Gaiola de Faraday foi um experimento de Michael Faraday. Feito em 1836, através dele o químico Faraday provou o efeito da blindagem eletrostática, ou seja, mostrou que há “espaço neutro” num campo elétrico.