O que deve constar no verso do diploma?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

No verso: - Nome do curso, habilitação (se for o caso), número do ato legal de reconhecimento do curso, com a data da publicação no Diário Oficial da União. - Campo para o registro do diploma (modelo em anexo) - Apostila de correção, ou de habilitação, com data e assinatura do Secretário acadêmico, quando for o caso.

Tradicionalmente, o diploma vem assinado pelo presidente da República. No entanto, Bolsonaro ainda não assinou o de Chico.

§3º Os diplomas deverão ser assinados, obrigatoriamente, com caneta nanquim de cor preta.

Acesse o site e-MEC. Clique na aba “Consulta Avançada”.

O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.

Como saber se meu Diploma foi publicado no Diário Oficial (DOU)? Em posse do seu Diploma você poderá realizar a consulta pública disponibilizada no site do Centro Universitário FEI e verificar a data de sua publicação.

O diploma só pode ser emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais o curso, ao qual o diploma faz referência, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira o passo a passo para a consulta:

  • Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  • Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  • Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Atualmente, graças a Lei 13.726/2018, não é mais necessário reconhecer firma ou autenticar documentos para órgãos públicos, sendo assim, isso não é mais uma obrigatoriedade.

Chancelado vem do verbo chancelar. O mesmo que: aprovado, confirmado, selado. Então, um diploma chancelado é um diploma aprovado. Normalmente com um selo, um timbre ou um carimbo.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

Como todo o procedimento acontece no ambiente virtual, as instituições de ensino devem possuir estrutura adequada para emitir e registrar o diploma. Para isso, é necessário possuir a rubrica digital institucional certificada e um software de mercado responsável pela emissão do documento.

2. Assinaturas. É preciso saber quem emitiu esse certificado. Pode ser apenas o carimbo ou o registro de uma instituição ou do comitê organizador, no entanto o mais comum é que o coordenador e/ou presidente registre sua assinatura digital ao modelo de certificado, conferindo assim uma maior confiabilidade ao documento.

Por isso, uma maneira de verificar a validade do certificado é usando as chaves públicas e privadas. As chaves são os números que criptografam e descriptografam o certificado. Se as chaves forem válidas, então, o certificado é considerado válido.

O único lugar confiável para comprar diploma superior é na Profissional Formado, temos respaldo do mercado com mais de 6.500 diplomas emitidos para todo o Brasil, facilitando a vida de quem precisa buscar emprego, sustentar sua família e conquistar seus sonhos.

Como saber se o certificado do Ensino Médio é válido? Para isso, você precisa consultar o site municipal, encontrar o portal da educação e fazer a consulta por lá.

A formatura é um momento muito importante. E é sempre bom presentear, especialmente nos momentos festivos. Leve na colação de grau ou no baile ( se não for à colação). Para parabenizar o formando é importante pensar em um presente especial e que demonstre o quão orgulhoso você ficou dele.

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas
“Todos os diplomas do Brasil estarão em um único cadastro, público e transparente. Assim saberemos se qualquer pessoa é formada ou não, em qual curso, quando se formou e qual instituição”, disse.