O que difere a heutagogia?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A diferença principal de uma abordagem baseada na heutagogia é que fica a cargo do aluno escolher o conteúdo que vai aprender; cada trajetória de aprendizagem é única de acordo com escolhas, motivações e objetivos de cada pessoa.

Diferentemente dos modelos tradicionais, em que o educador define ou predetermina o que e como será estudado, na heutagogia, essas escolhas partem do próprio aluno. Desse modo, o papel do docente é orientar e tirar as dúvidas do talento sempre que preciso.

Na heutagogia o aluno fica ainda mais dono de seu próprio caminho na aprendizagem e é responsável por buscar o próprio conhecimento através de autoaprendizagem, autodisciplina e auto-organização. Aqui o professor também segue como facilitador.

A heutagogia é o estudo da aprendizagem autodeterminada. O conceito foi criado pelos teóricos Stewart Hase e Chris Kenyon, em 2000. Consistiu em uma tentativa de desafiar concepções sobre ensino e aprendizagem centradas no professor e na necessidade de “compartilhar conhecimento”.

Portanto, a alternativa correta é a letra b) A organização e a estrutura do processo de aprendizado. A principal diferença entre a educação formal e a não formal é a organização e a estrutura do processo de aprendizado.

Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida).

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

Em contraposição à Pedagogia (do grego paidós, criança), que se refere à educação de crianças, a Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia.

A função do pedagogo concebida como mediador dos processos pedagógicos e gestão escolar, torna-se necessário para o desenvolvimento da escola e suas finalidades, visto a dinamicidade das relações educativas, pois subsidia as práticas nela desenvolvidas de maneira fundamentada.

Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.

O seu papel, enquanto professor formador, é contribuir com a formação em nível de graduação e/ou pós-graduação, considerando atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de favorecer a socialização do saber acadêmico.

O educador da EJA tem como condição a reflexão constante de sua prática pedagógica, buscando sempre ampliar seus conhecimentos e metodologias acerca do processo para que sejam refletidos na qualidade do proceso de aprendizagem dos alunos.

Como serão organizadas as ATPC das escolas PEI? Os docentes que atuarem nas escolas do Programa de Ensino Integral realizarão sete ATPC semanais de 45 minutos cada.

As atividades permanentes são a modalidade organizativa mais adequada, pois suas especificidades e abrangências favorecem diversos tipos de aprendizagem.