Como nasce ou deve nascer a poesia Segundo o autor em que essa concepção poética difere?

Perguntado por: cpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Em que essa concepção poética difere da dos parnasianos? A poesia para o autor nasce por impulsão, sem pensar na estética, e nem na métrica, ela nasce como resposta a tudo aquilo que vem se passando pela cabeça do autor e que precisa de alguma forma se materializar, no caso do poema, na forma de palavras.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Neste tipo de análise, devem considerar-se os seguintes itens: número de estrofes, número de versos que constituem cada estrofe, nome de cada uma das estrofes, número de sílabas métricas, nome de cada um dos versos, tipos de rimas, ritmo, enumeração (com exemplos) das figuras de estilo, etc.

Quais são os tipos de poesia?

  • Poema épico: O poema épico surgiu da necessidade de se explicar momentos históricos com seus heróis e conquistas. ...
  • Poema lírico: O poema lírico é aquele permeado por sentimentos e pensamentos do poeta.
  • Poema dramático: O poema dramático é aquele que funde o épico e o lírico.

Uma sílaba poética é a menor unidade de medida de um poema. As sílabas poéticas, ou “sílabas métricas”, são diferentes das sílabas gramaticais: a sílaba poética é definida de acordo com a sonoridade, não de acordo com a grafia.

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

A poesia como forma de expressão artística pode ser considerada anterior à escrita, porque era mais fácil guardar o conhecimento através de palavras repetíveis. Seus primeiros registros foram encontrados em monólitos, pedras rúnicas das primeiras culturas letradas.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

A poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional, esta desperta os valores estéticos, aprimora as emoções, sensibilidade, aguça sensações e enriquece a percepção.

Características do poema

  1. Versos. Regular. Que possuem uma métrica e rima. Branco. São versos com métrica e não possuem rima. Livres. Versos que não possuem métrica e também não possuem rima.
  2. Estrofes. Dístico. São estrofes que possuem dois versos. Terceto. São aqueles com três versos. Quarteto. Possuem quatro versos. Quinteto.

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

A linguagem do poeta
A linguagem que o poeta usa não é uma linguagem comum. Os poetas não usam as palavras em seu sentido literal, do modo como estão no dicionário. A linguagem do poema Poemas não é comum. Ela expressa o modo particular como o poeta Mário Quintana vê e sente o mundo.

Resposta: O poema pode ser considerado um classificado primeiramente porque oferece coisas em troca de outras, que é exatamente o que a parte dos classificados faz, oferecer coisas, ou vender. E é poético porque não oferece coisas materiais, mas sim sensações.

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).