O que dificulta a minha disponibilidade como barro nas mãos de Deus nosso oleiro?

Perguntado por: ecaldeira2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Nas mãos de um oleiro, o barro responde à menor pressão e se deixa modelar. Nós, contudo, raramente nos portamos assim. Discutimos com Deus e resistimos à sua vontade, mesmo pedindo que a sua vontade seja feita assim na terra como no céu. Nossas vidas não se encontram sujeitas a um destino cego, um acaso invisível.

4-4- SE QUEBROU NA MÃO DO OLEIRO: (Jr 18.4) Não resistiu o processo de moldagem, para que o vaso seja moldado o barro precisa ser amassado.

E quanto mais o fogo aquece, mais o vaso fica belo e resistente, é nessa hora que ele é purificado de toda impureza interna não aparente e do mau cheiro, além disso ele é transformado para ser sempre um vaso útil.

Os ceramistas ou oleiros atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção. Também trabalham no comércio por atacado e intermediários do comércio.

Descer, nesse versículo, é nos arrepender, nos humilhar para termos a presença do Pai. Cristo deseja ver em nós uma reação de um genuíno arrependimento. O nosso Senhor, além de nos proporcionar acesso a Sua Casa, também é um Deus que está constantemente trabalhando a favor de nós.

Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

O Vaso na Mão do Oleiro foi consertado.
Isso lembra a fragilidade humana diante do pecado. Cada um de nós é frágil como o barro. Paulo nos diz que todos nós pecamos e carente da glória de Deus. Uma vez que o barro se quebrou, precisou da intervenção do oleiro para consertar - assim precisava remodelar.

No Salmo 31 o salmista David manifesta um quadro depressivo: “Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.” A sensação de se sentir como um vaso quebrado, corresponde a um sentimento de inutilidade, incapacidade e impotência.

Em Jeremias 18, o Senhor Deus compara seu relacionamento com Judá da mesma maneira que o Oleiro trata o vaso. Da mesma forma que o Oleiro é capaz de fazer o que quiser com o barro, Ele é capaz de fazer o que quiser com Seu povo. O Senhor Deus pode nos moldar e nos deixar parecidos com Ele.

Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. Sua função é meramente ornamental, sendo utilizado para armazenar flores.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

Na época bíblica, os vasos de argila eram utilizados pelas pessoas em geral para trabalhos cotidianos. Uma das suas funções atribuídas aos vasos eram de enterrá-los no chão das casas, como uma espécie de silo, onde poderiam estocar o trigo, os grãos, o vinho e o óleo com a segurança de não estragá-los.

Não é preciso nenhum curso especial para trabalhar como oleiro, contudo é fundamental ter habilidade manual e conhecimentos das técnicas e ferramentas utilizadas nesta atividade.

Escolhendo a argila. Use cerâmica plástica. Essa argila é muito popular entre os que fazem vasos por hobby, muito por causa da durabilidade e versatilidade do material. Logo que formar o vaso, você pode endurecê-lo no forno.

A roda de oleiro é uma forma milenar de produzir peças, com uma roda feita a partir de madeira ou ferro. O movimento é feito pela perna que vai sendo jogada contra a roda e assim um movimento necessário para se produzir artefactos cerâmicos.

Segundo os geólogos, existem cerca de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas oito deles servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro minuciosamente.

Quando um vaso se quebra, você pode até colar ele com a melhor cola do mundo. E continuar usando-o, como se nada tivesse acontecido. Mas tenha certeza que , ele nunca mais sera o mesmo, uma hora ou outra você notara as rachaduras.

VASOS DE HONRA E DESONRA:
Deus é o oleiro e nos somos os vasos moldados pela mão Dele. Essa analogia é feita em muitos textos da bíblia. Deus nos fez vasos de honra antes do pecado, a partir do pecado todos foram destituídos da glória de Deus passando a serem vasos de desonra, ou seja, mortos para Deus.

Esta é uma história envolvente que fala sobre o que uma pessoa pode se tornar, não importa quão frágil pareça, quando permite que Deus preencha seu interior. Você vai se admirar com o valioso conteúdo desse frágil vaso de barro que ainda hoje enriquece a humanidade.

Resposta verificada por especialistas
É por meio dessa atividade que os indivíduos têm acesso a diferentes culturas, visões de ponto e pontos de vista, condição que amplifica o conhecimento do leitor.