O que dificulta o homem a ter filhos?

Perguntado por: lmartins6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

No rol de motivos que levam à infertilidade masculina estão disfunções hormonais, infecções genitais, causas congênitas e fatores como uso de anabolizantes, tabagismo, consumo de maconha, cocaína e exposição à radiação, a temperaturas elevadas e à poluição ambiental.

O mais recomendado é fazer exercícios por pelo menos 30 minutos todos os dias, dessa forma é possível reduzir o estresse, já que ele também é prejudicial à fertilidade. Além disso, os exercícios podem ajudar a melhorar a qualidade do esperma, aumentando as chances de fecundação.

Espermograma. No caso dos homens, o espermograma é o principal teste de fertilidade e busca avaliar a quantidade e características dos espermatozoides presentes no sêmen.

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.

Isso porque a diminuição do número da contagem no sêmen não anula as chances de uma gravidez, mas quanto menor o volume de líquido seminal, mais difícil é engravidar naturalmente.

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

A mulher deita-se com a barriga para baixo, enquanto o homem a penetra por trás. Esta é considerada uma das melhores posições para engravidar pois permite uma penetração mais profunda e, consequentemente, a deslocação do esperma para dentro do útero.

De acordo com uma pesquisa feita na University Hospital Zurich (Suíça), fazer sexo antes das 7h30 oferece maiores chances de a gestação acontecer. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisam amostras de sêmen de 7.068 homens em tratamento de fertilidade, com idade entre 25 e 40 anos.

Assim, para aumentar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, podem ser consumidas frutas secas, aveia, brócolis, peixes gordos e sementes de girassol, por exemplo.

Embora muitos homens acreditem que quanto mais, melhor, a verdade é que ejacular de forma muito frequente pode afetar negativamente a saúde da ala masculina, levando a um desequilíbrio hormonal, redução da quantidade de esperma e, em casos graves, a disfunção erétil.

Ejaculação retrógrada é quando o esperma vai para a bexiga, em vez de sair pela uretra, fazendo com que exista redução ou ausência de esperma durante o orgasmo.

As causas psicológicas da ejaculação precoce
Pode ser que o homem esteja com a autoestima baixa sobre as questões do próprio corpo. Pode, também, estar ligado aos casos de depressão. A própria preocupação sobre não ejacular muito rápido pode, de fato, fazer com que o homem ejacule antes da hora.

Se ele tem orgasmo, a não ejaculação pode estar associada a ejaculação retrógrada, tratamentos cirúrgicos prévios (como nos tumores de próstata), etc. Diferenciadas essas duas condições, ou seja, se ele tem orgasmo mas não tem ejaculação, o ideal seria procurar um urologista.

Habitualmente, a infertilidade masculina é constatada após um período de 12 meses de tentativas falhas de concepção, quando o casal, ao longo desse período, manteve relações sexuais sem a utilização de métodos contraceptivos.

Hábitos inadequados
Café em excesso, refrigerantes, sal e sedentarismo também são prejudiciais nesse sentido. Portanto, procure manter uma alimentação balanceada, beba bastante água e pratique atividades físicas regularmente. Para que uma gravidez aconteça, é necessário que o seu corpo esteja em equilíbrio.

Em 40% das vezes a causa é encontrada apenas nas mulheres: endometriose, problemas hormonais e de ovulação, alterações nas trompas (tubas uterinas) e idade são alguns exemplos. No restante dos casos, o problema está nos espermatozóides ou, até mesmo, é encontrado tanto no homem quanto na mulher.

O período vai de cerca de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação da mulher. Entretanto a maior chance de gravidez é de cerca de um a dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação. Para a mulher que deseja engravidar estes são os melhores dias para manter relação sexual.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a ideia não passa de um mito. “Duchas, sejam feitas com água, Coca-Cola, sabão ou qualquer outra substância não tem nenhuma eficiência como método contraceptivo”, explica Mantelli.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.