O que diz 1 Pedro 5 8?

Perguntado por: ireis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

8 Sede asóbrios; bvigiai; porque o cdiabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti afirmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se bcumprem entre os vossos irmãos no mundo.

8 Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.

O versículo bíblico é bem claro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). O significado desse ensino obviamente fala sobre o cuidado do Senhor para com seus filhos. Ele também mostra que não há motivos para nos preocuparmos demasiadamente com as coisas que nos afligem.

Para quem e por que esse livro foi escrito? Pedro escreveu essa epístola para os membros da Igreja que viviam em cinco províncias romanas da Ásia Menor, localizadas na atual Turquia (ver 1 Pedro 1:1).

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41.

Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e grande afeição a Cristo. Jesus coloca-o em evidência, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Entendimento cristão: valorizando a relação devida dos sexos no desígnio de Deus, e agindo com ternura e tolerância: sabiamente: com sábia consideração. dando honra à mulher. Tanto o marido como a esposa são vasos na mão de Deus, e da criação de Deus, para cumprir Seus propósitos graciosos.

22 E tudo o que apedirdes em boração, crendo, o recebereis. 23 E chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os principais dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que aautoridade fazes isso?

Líder dos apóstolos e primeiro papa
Pedro acabou se tornando o líder do grupo dos 12 apóstolos. Por isso, nada mais natural que, após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, ele assumisse a coordenação dos trabalhos. É por isso que Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, isto é, o primeiro papa da história.

Ele escreveu para fortalecer e incentivar os santos durante a “prova de [sua] fé” (1 Pedro 1:7) e para prepará-los para uma futura “ardente prova” (1 Pedro 4:12). A mensagem de Pedro também lhes ensinou como reagir à perseguição (ver 1 Pedro 2:19–23; 3:14–15; 4:13).

Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.

Pedro, seguindo Jesus, assumiu um importante papel na missão de “cristianizar”. Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro acompanhou vários de Seus milagres. Foi colocado em função de importância dentro da comunidade cristã.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.