O que diz no Salmo 128?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

1 Bem-aventurado aquele que ateme ao Senhor e banda nos seus caminhos. 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira em redor da tua mesa.

No Salmos 128, o Salmista continua falando sobre a importância do temor do Senhor para a família. No Salmos 127, Salomão nos mostra que a prosperidade geral da família, isto é, em todos os sentidos, depende de Deus. Aqui o salmista nos mostra que a família só desfrutará desta felicidade, se viver no temor do Senhor.

Introdução ao Salmo 128
O autor deste salmo é desconhecido, assim como a ocasião em que foi composto. Não se sabe, também, por que este salmo foi colocado entre aqueles que são chamados de “Cânticos dos Degraus”.

Bem-aventurado significa, mais do que feliz e temer ao Senhor significa, obedecer e reconhecer a soberania de Deus. É bem-aventurado tanto o que teme quanto o que anda nos Seus caminhos. Não precisamos de muita coisa para sermos felizes, quando estamos na presença do Senhor.

Salmo 93 - Bênçãos para a família
Os rios levantam, ó Senhor, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre."

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

Comentário Barnes
Uma das bênçãos mais desejadas e mais valorizadas no Oriente foi uma posteridade numerosa, e esta, no caso de Abraão, Isaque e Jacó, estava entre as principais bênçãos que Deus prometeu a eles – uma posteridade que deveria se assemelhar em número aos areias do mar ou estrelas do céu.

1. Causar alegria a; tornar alegre.

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.

Não se sabe ao certo em qual período o Salmo 127 foi escrito pelo Rei Salomão. Mas, trata-se de uma celebração do homem mais sábio do seu tempo, o qual construiu muita coisa e ainda assim apontava o Senhor como o principal responsável pelo seu sucesso.

O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo ...

O papel da família no plano de Deus
Ele estabeleceu a família para nos proporcionar felicidade, para nos ajudar a aprender princípios corretos em um ambiente amoroso e para nos preparar para a vida eterna. Os pais têm a vital responsabilidade de ajudar os filhos a se prepararem para retornar ao Pai Celestial.

O temor do Senhor é o respeito para com Ele. Quando você tem esse nível de entendimento, seus dias são prolongados. E o que significa isso? O prolongamento dos seus dias não quer dizer apenas que você viverá até os 100 anos de idade, mas que você viverá cada dia que o Senhor lhe oferecer para viver.

“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31). Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José.

Os brotos (que seriam os filhos) possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em “família”. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.

O mesmo ocorre no Novo Testamento que também enfatiza o padrão bíblico para a família como projeto de Deus (Efésios 5:18-6:4). Portanto, a família é projeto de Deus e sua importância é tão grande que a família terrena prefigura a família celestial que durará para sempre.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

Salmos 2:11 - Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor. Servir ao Senhor com temor e alegrar-se nele com tremor expressa como podemos nos relacionar com Deus da forma como Ele deseja, ou seja, com humildade, reverência, honra e não com um medo paralisante e atitudes altivas que o desagradam.

Como é feliz quem teme o SENHOR, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o SENHOR!

Salmo 110

Salmo 110 - Para acabar com as desarmonias e os desafetos
"Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.

3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. 4 Sejam envergonhados e humilhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal. 5 Sejam como palha perante o vento, e o anjo do Senhor os faça fugir.