O que dizer quando alguém pergunta o que você está fazendo?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Você pode: > Ser sincera e falar o que você está realmente fazendo, se não for te trazer problemas. — “Tenho que acabar de ler um livro!” Ah!

O que você responde quando alguém pergunta “O que você faz da vida?”. É bem provável que você, assim como eu, tenha pensado em algo ligado a sua carreira. Quase sempre respondemos “Trabalho em tal lugar” ou “Sou formado em tal curso”.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Exemplo: “Sou altamente organizado. Sempre tomo notas de informações importantes e uso uma série de ferramentas para me ajudar a ficar em dia com os prazos. Gosto de manter um espaço de trabalho limpo e criar métodos de arquivamentos lógicos para sempre encontrar o que preciso.

Pontos a mencionar
Falar das experiências passadas; Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo; Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo; Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo.

“Eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa como vocês trabalham aqui sempre foi meu sonho profissional! Adoro me sentir parte do time, conhecer pessoas, conversar com gente de outras áreas. Eu não tenho ambição de ter um cargo ou uma posição de chefe, prefiro trabalhar sem esse tipo de formalidade.”

Veja como fazer isso:

  1. Peça para que a pessoa repita a pergunta. Assim como você provavelmente já se arrependeu e quis mudar uma resposta, muitas pessoas também desejam reformular ou ter a chance de mudar suas perguntas. ...
  2. Peça por clareza. ...
  3. Peça uma definição. ...
  4. Defina, você, o ponto da pergunta. ...
  5. Mude o foco da questão.

As respostas “secas” podem ser decorrentes do desânimo com o tópico em questão. “Passe a bola” para ele perguntando o que gosta de discutir; adote perguntas abertas para evitar respostas fechadas, como “sim ou não”, principalmente se você não o conhece muito bem.

Quando você não souber o que dizer, fique calado e a sabedoria virá. Hoje, seja paciente e acredite nas palavras que chegam borbulhando à superfície. E saiba que é preciso coragem para não dizer nada. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

Que 3 palavras definem você?

  1. Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  2. Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  3. Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.

Uma pessoa é um ser humano. Um ser com sentimentos, vontades e inteligência. As pessoas são seres conscientes, com arbítrio próprio e (tendo plena capacidade mental) são responsáveis pelos seus atos. Há várias formas de conceituar o que é uma pessoa, conforme as várias ciências e também a filosofia.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.