O que é a amplitude da onda?

Perguntado por: ymodesto . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Amplitude - é a altura máxima da onda, a distância entre a posição de equilíbrio até a crista. Crista é o ponto mais alto da onda e vale, o ponto mais baixo.

A amplitude de um conjunto, em Estatística, é a diferença entre o maior elemento desse conjunto e o menor. Em outras palavras, para encontrar a amplitude de uma lista de números, basta subtrair o menor elemento do maior.

A amplitude de uma onda é a distância que vai do seu eixo até o seu ponto mais elevado (crista da onda). Ou seja, quanto maior a amplitude de um som, maior será o seu volume (intensidade sonora). Quanto menor a amplitude, menor o volume do som.

Essa intensidade está relacionada à amplitude da onda sonora: quanto maior a sua amplitude, maior será sua intensidade. Essa propriedade do som é medida em decibels: sons intensos são chamados de sons fortes, enquanto os sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos.

Como a amplitude é a distância do eixo central até uma das extremidades da onda (crista ou vale), então ela é dada pela metade do comprimento total vertical da onda.

A amplitude das ondas das ondas eletromagnéticas está relacionada à INTENSIDADE da radiação (intensidade da radiação é potência transportada pela onda por unidade de área).

Resposta verificada por especialistas
A amplitude(A) nada mais é do que a distância entre o ponto máximo de uma onda, ou seja, o ponto superior que pode ser chamado de crista, e o ponto mínimo de uma onda que pode ser chamado de vale.

É válido afirmar que os exercícios de amplitude de movimento são classificados em três tipos distintos. São eles o ativo, o passivo e o ativo assistido.

Existem três tipos de amplitude: distribuição exclusiva, distribuição seletiva e distribuição intensiva.

O comprimento de onda se mantém constante.

Amplitude : é a altura do ponto médio até a crista. Ou seja, é igual ao máximo deslocamento da posição de equilibrio. Comprimento de Onda : é a distância entre dois pontos "iguais" da onda.

Quanto menor é a frequência fundamental de uma onda sonora, mais grave é a percepção que temos do som. Em contrapartida, quanto maior a frequência fundamental de uma onda, temos a percepção de que o som é mais agudo.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

Intensidade e Amplitude
A quantidade de energia transportada por uma onda é proporcional ao quadrado da sua amplitude de forma que, para um dado intervalo de tempo, quanto maior a amplitude, maior a intensidade sonora.