O que é a crise dos 4 meses?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

O que é a crise dos 4 meses? A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

O pico do 3º mês começou no final do 2º mês e agora o do 8º mês, com 9 meses. Esse, posso garantir, foi e está sendo o pior salto de desenvolvimento de todos.

Como identificar salto de desenvolvimento nos bebês?

  1. Maior irritabilidade. ...
  2. Choro sem motivo aparente. ...
  3. Mais apego com os pais e cuidadores. ...
  4. Dificuldade para pegar no sono. ...
  5. Mais acordadas durante a noite. ...
  6. Mudanças no apetite.

Desenvolvimento do bebê no quinto e sexto mês de vida
Com 5 meses, o bebê consegue sentar com apoio, pega em seus pézinhos com movimentos voluntários e começa a ter mais força para segurar objetos diferentes. Já no sexto mês, ele interage mais com seus brinquedos por seu desenvolvimento motor estar em uma boa fase.

Como lidar?

  1. Retire qualquer luz do cômodo para que o bebê não se sinta estimulado;
  2. Crie uma rotina de sono. Ela traz segurança, tranquilidade e previsibilidade ao bebê;
  3. Mantenha um ambiente agradável para a hora do sono. ...
  4. Esteja preparada para mudanças nas sonecas e nas mamadas durante essa fase.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

Os resultados do presente estudo revelam que, entre as principais situações geradoras de estresse ao longo do primeiro ano de vida do bebê, destacam-se o cansaço materno, a falta de sono e o fato de ter a vida regrada pelos horários e necessidades do bebê.

Aos 9 meses, seu bebê provavelmente: Senta-se bem sem apoio e pode torcer e virar de uma posição sentada estável.

Em bebés e em crianças pequenas é bastante comum baloiçar a cabeça ou fazer outros movimentos rítmicos. Pensa-se que estes movimentos repetitivos são calmantes ou tranquilizadores para muitas crianças, tal como o chuchar no polegar é para outras.

No salto de desenvolvimento, de qualquer forma o bebê ficará mais curioso, pedirá mais atenção e colo, e toda essa ansiedade da nova aquisição em geral afetará o sono. Nesse momento, que o bebê acorda muitas vezes de hora em hora, é importante ajudarmos ele a adormecer novamente.

Salto – Fazendo relações: O salto cinco acontece mais ou menos no 5º mês. Nessa fase o bebê começa a ficar mais curioso para saber o que acontece com algumas coisas, como por exemplo, jogar um objeto no chão, puxar etiquetas de roupas, brincos, etc. Ele também demonstrará insatisfação quando os pais se ausentam.

O salto quatro acontece mais ou menos no 4º mês ou com 19 semanas como citamos acima e por causa dessa ansiedade, o bebe vai precisar se sentir seguro e geralmente pede mais o peito para sentir segurança durante a amamentação. Além do Salto 4 – Os eventos, os bebês passam por mais outros 9 saltos do desenvolvimento.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Os saltos de desenvolvimento são fases de rápido desenvolvimento neurológico, nos quais o bebê adquire novas habilidades como sorrir, reconhecer pessoas, segurar objetos, rolar, sentar, entre outros. Para adquirir uma nova habilidade, a criança passa por muitas tentativas e repetições.