Tem crise dos 4 meses?

Perguntado por: odias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A primeira crise pode acontecer aos 3 ou 4 meses de vida do bebê, período onde o crescimento do bebê é evidente na parte motora e também emocional. Com 3 meses o bebê já se mostra mais atento para o mundo e essa fase de “despertar” pode ser chamada de fase simbiótica.

As regressões do sono do bebê geralmente duram cerca de duas a quatro semanas – o tempo para a criança se acostumar com uma nova rotina ou marco ou se recuperar de uma doença – embora a duração exata dependa da causa e possa variar de bebê para bebê.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

Nessa fase o bebê começa a ficar mais curioso para saber o que acontece com algumas coisas, como por exemplo, jogar um objeto no chão, puxar etiquetas de roupas, brincos, etc. Ele também demonstrará insatisfação quando os pais se ausentam. Esta fase pode deixar o bebe mais incomodado, chorando mais.

Tente manter a rotina
Na medida do possível, mantenha a associação de que a noite é um momento para dormir. Isso ajudará a voltar ao ritmo normal da casa após o período do salto de desenvolvimento. Disponibilizarei abaixo alguns conteúdos sobre a rotina de sono do bebê: Como regular o sono do recém nascido?

11 horas

Aos 4 meses já existe uma adequada maturação metabólica e do sistema nervoso central, que permite dormir cerca de 10-11 horas de noite e de 4 a 5 horas de dia, normalmente, repartidas por 2 sestas.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

A “hora da bruxa” é um momento do dia em que um bebé (mesmo estando antes super feliz) entra num período extremamente agitado, o que ocorre normalmente com frequência diária no fim da tarde ou noite. Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar…

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

Como identificar salto de desenvolvimento nos bebês?

  1. Maior irritabilidade. ...
  2. Choro sem motivo aparente. ...
  3. Mais apego com os pais e cuidadores. ...
  4. Dificuldade para pegar no sono. ...
  5. Mais acordadas durante a noite. ...
  6. Mudanças no apetite.

E quando o bebê começa a se sentar? Geralmente, por volta dos quatro meses o bebê senta com apoio. Aos cinco, é comum ver as mãozinhas na frente do corpo ajudando no suporte. Assim, a partir dessa idade até os 10 meses, eles costumam sentar sem apoio.

Quarto salto: 4 meses
Ou seja, o pequeno começa a emitir sons cada vez mais altos e agudos, que são muito fofos. Além disso, o bebê já passa um tempo maior brincando sozinho, contudo, ainda exige a atenção dos pais com frequência e pode passar por mudanças bruscas de humor.

De acordo com várias mamães, esse é o salto que pode ser mais percebido. Isso porque, apesar de não sentirem mais tantas cólicas, os bebês de repente ficam 'chatinhos', reproduzindo comportamentos como deixar de dormir bem, mudar de humor bruscamente e pedir colo a todo instante.

Como citamos acima, o salto cinco acontece na semana 26, mais ou menos no 5º mês. Nessa fase os bebês também começam a ficar mais curiosos para saber o que acontece com algumas coisas, como por exemplo, jogar um objeto no chão, puxar etiquetas de roupas, brincos, etc.

Por que ela acontece? Ela surge porque o bebê começa a se dar conta de que a mãe é uma outra pessoa separada dele, apesar de depender inteiramente dela, e com isso cria um temor de que ela desapareça ou o abandone. Por isso, o bebê chora quando a mãe sai de seu campo de visão.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Portanto, consulte o pediatra para entender se há alguma causa específica que deve ser tratada. No entanto, as cólicas geralmente passam naturalmente após o quarto mês. Se o bebê está chorando constantemente e você não consegue distraí-lo ou consolá-lo, ou se o choro está diferente do normal, ele pode estar doente.

Como evitar a hora da bruxa?

  1. Se possível, mantenha a amamentação. Se o seu bebê ainda mama no peito, continue alimentando-o dessa forma mesmo que a produção de leite diminua com o passar do dia. ...
  2. Tenha uma rotina de sono para o bebê. ...
  3. Evite estimular demais o bebê.

A Toca da Bruxa em Canela é parada obrigatória para todos os visitantes da Serra Gaúcha. Com localização privilegiada, a Toca encontra-se em frente à Catedral de Pedra e conta com uma vista magnífica da Igreja que já foi eleita uma das sete maravilhas brasileiras.

Pesquisas recentes da Universidade de Indiana descobriram que bebês concebidos em dezembro são mais propensos a serem saudáveis quando crianças e adultos, enquanto mulheres que engravidam em julho têm uma maior chance de partos prematuros.