O que é a doença do Peter Pan?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A síndrome de Peter Pan é um transtorno que bloqueia comportamentos adultos e que pode afetar o bem-estar e relacionamentos de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia é parte fundamental do tratamento e pode proporcionar um avanço contínuo e uma ferramenta de autoconhecimento.

A literatura associa a síndrome de Peter Pan ao medo de compromisso em alguns indivíduos que parecem se recusar a entrar de vez na vida adulta. Assim, o Complexo de Peter Pan se manifesta no desejo de não querer crescer, ou seja, continuar se comportando como criança.

A síndrome de Wendy acomete pessoas que possuem a necessidade de agradar MUITO as os outros , muitas vezes sem ser pedida a opinião sobre algo.

Tratamento. Uma das melhores formas para tratar a Síndrome de Peter Pan é através da psicoterapia. A psicoterapia servirá como uma forma de aconselhamento e irá indicar para o paciente como superar esse medo de responsabilidades.

A história de Peter Pan nos mostra diversos e importantes valores, como por exemplo a amizade e a lealdade. O autor descreve muito bem a importância de brincar e de sonhar, mas também aborda temas como a descoberta da criança sobre o crescimento, as mudanças e também sobre o amadurecimento e suas responsabilidades.

6) Peter já foi vilão!
E se nosso herói fosse na verdade um vilão? Na primeira versão da história, Capitão Gancho não existia e Pan era retratado como um garoto que raptava as crianças por não ter com quem brincar. Quando cresciam, ele as jogava no mar. Tempos depois, Barrie mudou o roteiro por achar sombrio demais.

A síndrome de Highlander é uma doença rara caracterizada pelo atraso no desenvolvimento físico, o que faz com que a pessoa tenha aparência de criança quando, na verdade, é adulto.

Os conceitos por trás dessa condição foram formulados em 1983 pelo psicólogo americano Dan Kiley. Em seu livro “Síndrome de Peter Pan – O Homem que nunca cresce”, ele discorreu acerca de desvios de comportamento identificados em seus pacientes durante anos de atendimento psicológico.

Peter e os meninos derrotam os piratas. Quando enfim revela quem é, ele e Gancho se enfrentam com espadas no que constitui o clímax da história. Peter vence, arremessando Gancho na goela do crocodilo que aguardava.

Peter Pan (1953): o filme se refere aos nativos como redskins ("peles vermelhas"), uma expressão racista. Peter e os meninos perdidos também dançam com cocares, que a Disney agora afirma ser uma "forma de apropriação cultural dos povos indígenas".

A Síndrome de Borderline ou Transtorno de Personalidade Borderline, ou ainda Síndrome de Limítrofe é um transtorno mental grave caracterizado por mudanças súbitas de humor, medo de abandono e comportamentos compulsivos de indivíduos, como gastar ou comer descontroladamente.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças.

É muito importante que o seu marido reconheça que ele tem um problema. Com isso, seria possível ele buscar ajuda de um psicólogo. Se ele não reconhece que tem problema ou não sente-se mal com sua maneira de funcionar, dificilmente você conseguirá convencê-lo a buscar ajuda profissional.

A Síndrome de Gabriela está relacionada a uma forte resistência ao novo e à dificuldade em aceitar mudanças. Indivíduos que apresentam o problema não conseguem enxergar que sua forma de ser e agir pode estar, na realidade, sabotando a si mesmo em diferentes esferas da vida.

Capitão James Bartholomew Gancho (traduzido por Ana Maria Machado como Capitão Jaime Gancho), abreviado Capitão Jas Gancho, ou só Capitão Gancho, nome de batismo Crichton, é o antagonista principal das séries e filmes de Peter Pan.

O medo de se tornar adulto é algo comum durante a adolescência, afinal, deixar a Terra do Nunca não é tão fácil quanto parece. Mas devemos ficar atentos para identificar a diferença entre um simples medo e uma fobia - doenças mentais são bem difíceis de serem diagnosticadas.

Profundamente triste, “o menino que não queria crescer” disfarçou e se despediu de Wendy e do marido. Enxugando as lágrimas que insistiam em cair, ele respirou fundo e voou para a Terra do Nunca.