O que é à exclusão da inclusão digital?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Contudo, no contexto deste trabalho, a exclusão digital estará sendo conceituada como um estado no qual um indivíduo é privado da utilização das tecnologias de informação, seja pela insuficiência de meios de acesso, seja pela carência de conhecimento ou por falta de interesse.

Excluídos digitais representavam 15,3% da população com 10 anos ou mais de idade, segundo o IBGE. RIO - A pandemia de covid-19 acelerou nos últimos dois anos o acesso à internet no Brasil, mas 7,280 milhões de famílias permaneciam sem conexão à rede em casa em 2021.

O objetivo da inclusão digital consiste, por exemplo, em conseguir que as pessoas mais idosas ou aquelas com menor poder aquisitivo ou deficiências motoras, intelectuais ou audiovisuais não fiquem fora de um mundo que oferece possibilidades infinitas.

A Inclusão Social é um conceito contrário à exclusão social. Ou seja, ele trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade. Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos.

Surge, assim, na era da tecnologia os “excluídos digitais”, crianças, jovens e adultos, que nunca viram ou sequer chegaram perto de um computador ou algum outro meio moderno de comunicação.

Existem três tipos de infocentros: os comunitários, em parceria com entidades como associações de bairro; os municipais, em parceria com prefeituras; e os postos públicos de acesso à internet, em parceria com órgãos do próprio governo estadual, em locais onde circulam muitas pessoas.

Quais os principais desafios da inclusão digital no Brasil
Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo. Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso.

A exclusão digital não pode se transformar em mais um indicador negativo para medir nosso grau de desenvolvimento. Deve ser combatida da mesma forma como se trabalha para reduzir o analfabetismo e a evasão social. É um problema tão grave quanto estes.

Um dos setores que mais ganhou com a inclusão digital foi à educação, auxiliando a escola e aumentando a capacidade do estudante no mercado de trabalho, que a cada dia está mais competitivo. Em contrapartida as escolas públicas não têm condições de oferecer o conhecimento das novas tecnologias.

A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, seu grande objetivo é a democratização da tecnologia.

A OPS define exclusão social como um processo estrutural, multidimensional, que envolve a falta de recursos e oportunidades e a falta de pertencimento como um produto da ruptura dos laços sociais que permitem que os indivíduos integrem uma rede social (OPS, 2003).

A inclusão digital depende de um regime democrático em todos os aspectos. Não se pode esperar um ambiente inclusivo quando o acesso aos meios de comunicação eletrônicos não é abrangente. Todos precisam ter as mesmas oportunidades de acessar a internet, não importa sua classe social, com qualidade e rapidez.

Ela permite a criação de novas oportunidades de trabalho, aumenta a produtividade e a competitividade das empresas e contribui para a redução da pobreza. Ao garantir a inclusão digital, o Brasil pode aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia e tornar-se um player importante na economia global.

A exclusão seria um processo decorrente do desemprego, da pobreza, da estigmatização social, do isolamento, da ruptura, da ausência de redes de suporte etc., que atingiriam todos os indivíduos da sociedade, não somente as classes desfavorecidas.

No Brasil, existem os mais variados tipos de exclusão social: econômica, de gênero, religião, cultura e etnia.