O que é a lei que a Bíblia fala?

Perguntado por: lsalazar9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A Lei é santa, justa e boa, mas não salva. O Evangelho é santo, justo e bom, e salva. A Lei nos mostra que somos pecadores e continua sempre nos acusando. O Evangelho mostra o mesmo, mas vai além e perdoa pelo arrependimento.

O fim da lei é Cristo para a justiça de todo o que crê. Esta é a finalidade da Lei: apontar para a nossa necessidade da vida que está somente em Cristo. Vida esta que é conseguida apenas por graça e mediante a fé, e não pelas obras da Lei.

Certa vez Jesus foi questionado: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?" Jesus resumiu os dez mandamentos em dois. Ele dividiu os 10 mandamentos em duas partes principais: amar a Deus e amar o próximo.

Introdução ao jusnaturalismo teológico: lei moral, lei cerimonial e lei civil ou judicial.

  • Leis antes do Sinai. Lei da Páscoa. ...
  • Os Dez Mandamentos. Este pacto tornou-se um instrumento para que Israel se tornasse uma nação ímpar, diferente de todas as outras. ...
  • O Livro do Pacto. ...
  • Regulamentações para o Tabernáculo e estabelecimento do Sacerdócio. ...
  • O Decálogo Ritual.

Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade.

As leis foram criadas para organizar a sociedade e por consequência a civilização, estabelecendo o que cada indivíduo poderia ou não fazer. Eram as leis que determinavam o que era certo e o que era errado.

Nos termos das escrituras, justiça é a lei imutável que faz com que cada ação tenha as suas consequências. Devido à lei da justiça, recebemos bênçãos quando obedecemos aos mandamentos de Deus.

A abolição aconteceu em 13 de maio de 1888, quando a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel.

Jesus Cristo viveu de forma perfeita, sujeitando-Se em tudo à vontade do Pai Celestial. Os profetas modernos testificaram: “Embora jamais tivesse cometido pecado, [Jesus Cristo] foi batizado para cumprir toda a justiça” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, A Liahona, abril de 2000, p. 2).

A lei e os profetas testificam de Jesus. Os fariseus procuram destruir o reino. Jesus apresenta a parábola do homem rico e Lázaro. 16 E eles disseram-lhe: Nós temos a lei e os profetas; mas quanto a este homem não o receberemos para ser nosso governante; pois ele se faz juiz sobre nós.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre!

São 10.204 leis ordinárias, 105 leis complementares, 5.834 medidas provisórias, 13 leis delegadas, 11.680 decretos-leis, 322 decretos do governo provisório e 5.840 decretos do poder Legislativo.

A Lei de Deus era composta de pelo menos cinco grupos: Mandamentos, Estatutos ou Ordenanças, Preceitos, Juízos e Testemunhos.

A lei mosaica é quem estabelece o direito civil, como em Êxodo (22), as leis acerca da propriedade, do casamento e do divórcio, como em Deuteronômio (24). Também é com a lei mosaica que a humanidade passa a ter contato com os direitos humanos.

A 'lei' era o título que geralmente aplicavam os judeus dos dias do Novo Testamento aos escritos de Moisés (Lucas 24:44). Essa referência talvez seja ao livro do Deuteronômio em particular, que, às vezes, era chamado de 'livro da lei”' (Comentário Bíblico Adventista del Séptimo Dia, Vol. 6, pág. 953).